Greve dos funcionários da UFRJ deve acabar nesta quinta-feira (8), segundo o Sindicato - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
06/10/2015 - 18h02m

Greve dos funcionários da UFRJ deve acabar nesta quinta-feira (8), segundo o Sindicato

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - Os funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram, em assembleia nesta terça-feira (6), continuar em greve até, pelo menos, esta quinta-feira (8), quando haverá nova assembleia às 10h, no prédio da reitoria.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, a greve chegará ao fim apenas após a assinatura do novo acordo entre o comando nacional de greve da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e o governo federal. A reunião para assinatura dos termos do acordo está prevista para as 17h desta terça-feira, em Brasília.

De acordo com a integrante do comando local de greve e diretora do sindicato, Marli Rodrigues, a principal medida do acordo é o reajuste salarial. Inicialmente, o governo propôs reajuste de 20,3%, parcelado em quatro anos, e agora a proposta é de 10,8% em dois anos, sendo uma parcela para agosto de 2016 e a outra para janeiro de 2017.

“Esse reajuste não cobre a inflação, porque é um reajuste muito pequeno para o salário que nós temos. Mas, na verdade, tivemos outros ganhos com os acréscimos em alguns benefícios, como o vale-alimentação e os auxílios-saúde e creche”, disse Marli. Ela informou que, encerrada a greve, os servidores vão compensar o tempo em que permaneceram parados. No entanto, a reposição ainda vai ser definida em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). Marli ressaltou que o MEC garantiu que os servidores não terão desconto dos dias parados.

“À luz do resultado de hoje, na assinatura dos termos do acordo entre o governo e a Fasubra, estaremos na quinta-feira, provavelmente, terminando a greve, com indicativo de retorno imediato ao trabalho. É uma saída de greve unificada junto com as outras categorias, seguindo as orientações da federação nacional”, afirmou a sindicalista.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro