Haddad oficializa candidatura à prefeitura de São Paulo com críticas a Gilberto Kassab - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
30/06/2012 - 23h33m

Haddad oficializa candidatura à prefeitura de São Paulo com críticas a Gilberto Kassab

Folhapress/Diógenes Campanha 

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - O ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) lançou oficialmente sua candidatura à Prefeitura de São Paulo hoje, centrando suas críticas na administração de Gilberto Kassab (PSD).

Na convenção do partido, realizada no salão nobre da Câmara Municipal, o petista atacou medidas como a recente proibição da distribuição de refeições para moradores de rua em vias públicas.

"O prefeito anda ocupado. Anda ocupado perseguindo ambulantes com deficiência, moradores de rua. Pela primeira vez, vi um prefeito preocupado em criminalizar a caridade. Diz que não pode dar comida aos moradores de rua por problemas de higiene", discursou Haddad.

"O crime, o lixo que não é coletado não incomodam o prefeito, mas um prato de sopa o incomoda."

O candidato do PSDB, José Serra, apoiado por Kassab, recebeu apenas menções indiretas no discurso, quando o petista se referiu aos "oito anos" de governo. Serra assumiu a prefeitura em 2005 e renunciou em 2006, para disputar o governo do Estado. Kassab, que era seu vice, assumiu o cargo, para o qual foi reeleito em 2008.

Haddad classificou a gestão de Kassab como "antidesenvolvimentista, truculenta e repressiva". Acusou ainda a administração de agir de forma "mesquinha e provinciana" ao não fazer parcerias com o governo federal, comandado pelo PT.

"Foi um crime ter abdicado dos recursos federais para não compartilhar o sucesso do governo Lula. Agora, a conta do fracasso chegou, e ele não vai ter com quem compartilhar. Vai ter que engolir essa sozinho."

O encontro contou com representantes dos aliados PC do B -que indicou a vice da chapa, Nádia Campeão-, PSB e PP, de Paulo Maluf. O ex-prefeito não participou do ato para ir à abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Maluf foi vaiado por parte da plateia ao ser mencionado pelo secretário-geral de seu partido, Jesse Ribeiro, que o representou no ato. Todos os outros participantes não disseram o nome do ex-prefeito. Dirigiram agradecimentos e cumprimentos a Ribeiro ao se referirem ao acordo com o PP.

Haddad, em seu discurso, defendeu a aliança. "Se defeito tem, é por não ser ainda mais ampla", declarou. "Queria estar com o PMDB, o PDT, para encerrar esse capítulo triste [referindo-se às gestões de Serra e Kassab] no primeiro turno das eleições."

O PMDB e o PDT, que integram o governo Dilma, lançaram, respectivamente, os deputados Gabriel Chalita e Paulinho da Força para a prefeitura. O PRB, que também é da base aliada, oficializou hoje a candidatura de Celso Russomanno.

O presidente municipal do PT, Antônio Donato, disse esperar o apoio desses partidos no segundo turno.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro