Haitianos ganham abrigo, documentos e apoio para conseguir emprego - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
05/05/2014 - 21h26m

Haitianos ganham abrigo, documentos e apoio para conseguir emprego

Agência Hoje 
Secom/Luiz Guadagnoli
Imigrantes são recebidos em São Paulo e recebem apoio para retirar documentos e encontrar emprego
Imigrantes são recebidos em São Paulo e recebem apoio para retirar documentos e encontrar emprego

São Paulo (Agência Hoje) - A Prefeitura de São Paulo começa a atender nesta terça-feira, 6, em um abrigo provisório, os haitianos que chegarem a cidade em busca de trabalho. O local fica nas proximidades da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Glicério, região central da cidade, e tem capacidade para receber até 120 imigrantes.

O imóvel foi adquirido em comodato pelo período de pelo menos três meses e conta com posto móvel do CAT, mantendo estrutura para  emissão de carteira de trabalho e encaminhamento a vagas em empresas paulistas. O trabalho de acolhimento dos haitianos será realizado em parceria com a Igreja católica, que já recebeu mais de 450 refugiados.

“Já estávamos oferecendo colchões, apoio para documentação, alimentação e agora conseguimos este espaço, que está sendo reformado de emergência. Ele vai acolher a próxima leva de imigrantes”, afirmou Fernando Haddad, após visitar e paróquia Nossa Senhora da Paz e o novo local de acolhimento.

O novo abrigo tem cerca de dois mil metros quadrados e possui salas para acomodação de homens e mulheres. “Este é um espaço de emergência, criado em razão da concentração de haitianos que chegaram. Fizemos um reforma, vamos abrir na   terça-feira porque falta finalizar a limpeza e montar os beliches”, explicou a secretária de Assistência Social, Luciana Temer.

Para melhorar o acolhimento, estão sendo organizadas parcerias com o governo federal e com a Embaixada do Haiti. Hoje os secretários municipais Chico Macena, do Governo, e Rogério Sotilli, dos Direitos Humanos, se reúnem no Ministério da Justiça. Amanhã, o prefeito receberá Madsen Cherubin, embaixador do Haiti no Brasil, para a emissão de documentos.

Refugiados do Haiti

A Missão Paz informou que a cidade de São Paulo recebeu em 2013 cerca de 2.600 haitianos. Somente nos três primeiros meses de 2014, mil refugiados chegaram. “Muitos são roubados antes de entrar no Brasil, chegam sem documentação. Precisamos definir as condições para que eles consigam uma colocação imediata, uma vez que as empresas estão contratando. Temos que garantir um fluxo, sobretudo na emissão de passaporte e carteira de trabalho”, disse Haddad.

Dos imigrantes haitianos que chegaram à cidade nos últimos 20 dias, 400 já estão empregados. “É fundamental que eles venham com a documentação regular, o que se traduz em três documentos: a carteira de trabalho, o CPF e o protocolo, que é o visto provisório. Com esta articulação, conseguiremos aumentar a empregabilidade dos imigrantes e receber os haitianos de maneira mais adequada”, apontou Rogério Sotilli.

Para facilitar a busca por trabalho, a Prefeitura instalou no espaço da Missão Paz uma unidade do CAT Móvel, que oferece os serviços de intermediação de mão de obra e encaminhamento para vagas. Somente na última terça-feira (29), o serviço realizou 28 atendimentos, com 15 encaminhamentos a vagas de emprego. Houve também uma formalização de microempreendedor individual.

Além do apoio ao acolhimento e ao encaminhamento ao mercado de trabalho, agentes da Secretaria Municipal da Saúde realizam diariamente atendimentos na Missão Paz. Os dois profissionais, ligados à Unidade Básica de Saúde Sé, são de origem africana e falam francês, um dos idiomas utilizados por muitos dos refugiados.

Pessoas com a saúde debilitada estão sendo encaminhadas para hospitais e unidades de saúde.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro