Histórias e lendas do ótimo chopp do Pinguim de Ribeirão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
14/03/2014 - 18h29m

Histórias e lendas do ótimo chopp do Pinguim de Ribeirão

Agência Hoje/Oscar Vieira, free lancer 
Agência Hoje/Arquivo
Pinguim é ponto turístico imperdível de Ribeirão Preto e tem um dos melhores chopps do Brasil
Pinguim é ponto turístico imperdível de Ribeirão Preto e tem um dos melhores chopps do Brasil

Ribeirão Preto (Agência Hoje) - Conta a lenda que nas madrugadas mais frias de Ribeirão Preto um grupo de funcionários escolhidos a dedo pelos diretores da fábrica de bebidas Antarctica fizeram em segredo uma canalização subterrânea, capaz de levar chopp geladíssimo da indústria até uma cervejaria que seria inaugurada no centro da cidade.

O trabalho durou muito tempo, mas quando a cervejaria abriu as portas para o público com o nome de Pinguim, por sinal com o mesmo símbolo da fábrica de cerveja Antarctica, as pessoas que experimentaram a bebida ficaram extasiadas. A partir daí, o chopp de Ribeirão Preto conquistou a população, ganhou fama nacional e internacional e entrou para a história.

Ninguém sabe se a pequena história é verdadeira. A Antarctica foi comprada pela Ambev e a fábrica que fazia o chopp incomparável na cidade já nem existe, mas o fato é que o Pinguim continua firme, oferecendo um chopp geladíssimo e bem tirado. Reúne apreciadores da bebida todos os dias, em todos os horários e lota a casa a partir das 17h.

O Pinguim de Ribeirão Preto, instalado na rua General Osório, bem no centro da cidade, ao lado do Theatro Pedro II, é um ponto turístico e convite para os apreciadores de chopp. De suas mesas que lembram o ambiente dos anos 30, é possível apreciar a praça em frente, as pessoas e fazer uma viagem agradável ao passado.

Localizada em prédio histórico e tombado, ao lado do tradicional Theatro Pedro II, O Pinguim conta mais de 70 anos de existência e justifica plenamente a fama de Ribeirão de ser uma das capitais brasileiras do chopp. Quase tudo aqui lembra o passado, a partir do piso xadrez, em preto e branco e das paredes de cores claras.

Além disso, a textura das pilastras, as cores, ocre e creme, as grades de época e a utilização de barris decorativos, reforçam ainda mais o ambiente da época em que o Pinguim foi inaugurado, assim como um vitrô com elementos inspirados no trabalho do arquiteto americano Frank Lloyd Wright, o projetista do prédio.

No mais, é aproveitar o ambiente para pedir um, dois, três chopps, acompanhar com um bom tira-gosto e jogar muita conversa fora. O lugar é tranquilo e se der fome não há problema: o filé a fazendeiro pode ser uma ótima pedida. Também a pizza de parma, as costelinhas de porco ou a tradicional tábua de frios, com queijos, presuntos e palmito.

SERVIÇO

Pinguim Centro

www.pinguimochopp.com.br

Rua General Osório, 389 - Centro, Ribeirão Preto

Telefone - (16) 3610-8258

Aceita todos os cartões de crédito e débito

Loja da casa vende copos, canecas e lembranças do Pinguim

Salão de Eventos no 1º andar

Estacionamento fácil nas proximidades

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro