Hospital do Texas admite erros de gestão após 2 casos de ebola - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
16/10/2014 - 10h45m

Hospital do Texas admite erros de gestão após 2 casos de ebola

Agência Lusa 
Reprodução
O hospital reconheceu erros envolvendo o paciente que morreu há uma semana e contagiou duas enfermeiras
O hospital reconheceu erros envolvendo o paciente que morreu há uma semana e contagiou duas enfermeiras

Brasília - O Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, onde foi registrado o primeiro caso de ebola nos Estados Unidos, cometeu erros de gestão envolvendo o paciente que morreu há uma semana e contagiou duas enfermeiras.

O diretor clínico da Texas Health Resources, consórcio de saúde ao qual pertence o hospital, Daniel Varga, comparece nesta quinta-feira (16) à Câmara dos Representantes, mas o documento que será apresentado por ele já foi difundido por meios de comunicação norte-americanos.

“Infelizmente, cometemos erros no primeiro contato com o paciente contaminado, apesar das melhores intenções nossas e da equipe médica altamente qualificada”, admite Daniel Varga, desculpando-se também por “não ter diagnosticado corretamente os sintomas do ebola”.

O paciente procurou pela primeira vez o Hospital Presbiteriano do Texas no dia 25 de setembro, com febre e dores abdominais, mas os médicos deixaram que ele voltasse para casa com antibióticos, sem levar em consideração que o homem vinha da Libéria. Três dias depois, ele voltou ao hospital e foi colocado sob quarentena.

Varga também reconheceu erros no “esforço de comunicar o que se passava de forma rápida e transparente à opinião pública”, os quais “inquietaram uma comunidade que já estava preocupada e confundida”. O executivo explicou que, devido a esses erros, o hospital adotou “uma série de mudanças baseadas nas lições aprendidas”.

Durante o período em que o paciente ficou internado, pelo menos duas enfermeiras que o atenderam foram infectadas pelo vírus.

O segundo caso de contaminação foi confirmado na quarta-feira (15), quando as autoridades norte-americanas colocaram sob alerta todos os passageiros de um voo feito por uma enfermeira, na última segunda-feira (13), entre Cleveland e Dallas, quando ela já apresentava febre.

Fontes governamentais indicaram que ela consultou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, no sentido de saber se poderia fazer a viagem de avião e que foi autorizada.

Após ter sido diagnosticada com o ebola, a paciente foi transferida para o Hospital Emory de Atlanta, que já tratou norte-americanos repatriados da África Ocidental depois de confirmado o diagnóstico.

Entretanto, as autoridades de Dallas planejam divulgar ainda hoje uma declaração de emergência face ao risco de contágio do vírus. A cidade registra uma morte, três casos confirmados e 118 pessoas em potencial risco de contrair o vírus, das quais mais da metade integra o pessoal de saúde.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro