Human Rights Watch pede que OEA atue para que Venezuela proteja direitos dos cidadãos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
17/05/2016 - 11h46m

Human Rights Watch pede que OEA atue para que Venezuela proteja direitos dos cidadãos

Agência Lusa  

Caracas -  A organização não governamental Human Rights Watch (HRW) pediu à Organização de Estados Americanos (OEA) a que invoque a Carta Democrática Interamericana para exigir que a Venezuela proteja os direitos fundamentais dos cidadãos e restabeleça a independência dos organismos judiciais. O pedido foi feito pelo diretor da HRW para as Américas, José Miguel Vivanco, para quem "a aplicação da Carta não requer do consentimento do governo do país, onde se tem visto afetada a democracia".

"A Carta Democrática estipula que o secretário-geral ou qualquer estado-membro da OEA pode solicitar que se convoque uma reunião do Conselho Permanente para tratar situações em que exista uma alteração da ordem constitucional que afete gravemente a ordem democrática de um estado-membro”, diz um comunicado.

O documento explica que "a 5 de maio de 2016" a ministra venezuelana de Relações Exteriores expressou, numa reunião da OEA, "que o seu governo não aceitava a aplicação da Carta" e insistiu "que isso violaria a soberania da Venezuela e suporia uma intromissão nos assuntos internos do país".

"A OEA deveria exigir que a Venezuela preste contas pelo seu aberto desprezo pela independência judicial, um componente central da Carta Democrática, que é indispensável para garantir os direitos humanos", lê-se no texto.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro