ICMC abre exposição de alunos da creche sobre literatura infantil - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
30/06/2014 - 14h45m

ICMC abre exposição de alunos da creche sobre literatura infantil

Agência Hoje 
Divulgação
ICMC da USP abre ao público exposição sobre literatura infantil
ICMC da USP abre ao público exposição sobre literatura infantil

São Paulo (Agência Hoje) - Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Creche e Pré-Escola São Carlos, da USP, foram reunidos em exposição na Biblioteca Achille Bassi, do ICMC, em São Carlos, aberta ao público nesta segunda-feira, 30. Com o título Brincando com a Literatura Infantil, ela apresenta desenhos de crianças de quatro anos de idade feitos em 2013.

A exposição também apresenta experiências dos alunos com a literatura e as aprendizagens decorrentes do processo de experimentação. O material obtido mostra as diversas maneiras utilizadas pelas crianças para entender e reconstuir o universo dos temas ligados ao conhecimento humano.

As educadoras Marlene Lourenço e Keila Targas, sob a supervisão da coordenadora de módulo Margarete Marchetti e do coordenador pedagógico Alexandre Nishiwaki, foram as responsáveis pela realização da iniciativa.

Elas explicam que a SAS/USP contempla a literatura infantil como parte fundamental no trabalho com as crianças, sendo possível, através de um livro, realizar atividades diversas, nas quais os pequenos colocam toda sua imaginação e criatividade: quanto mais histórias a criança tem oportunidade de ouvir, recontar, vivenciar, maior a experiência cultural proporcionada a ela.

Entre as diversas histórias apresentadas às crianças, houve um interesse especial pela narrativa "O menino Poti", de Ana Maria Machado, que enfatiza o contato de um menino indígena com os elementos naturais e culturais de seu meio. Diante desse interesse, as educadoras ofereceram várias possibilidades para que as crianças interagissem com a história.

Montaram, com as crianças, um painel brincante com uma releitura da história na parede da sala. Ao ilustrar esse painel, os pequenos puderam manusear diversos materiais, sempre colocando suas opiniões e curiosidades.

Também foram pesquisados os costumes indígenas no livro “Kalapalo”, possibilitando que as crianças conhecessem diversas brincadeiras e se surpreendessem com a forma tão diferente de vida dos Kalapalos.

“Ouvimos canções de origem indígena e até aprendemos a cantar uma pequena canção, Tso Ere Poma, originalmente interpretada por uma criança Karitiana. Essa canção possibilitou às crianças conhecer diferentes sonoridades e ritmos, palavras que não pertencem ao nosso vocabulário ganharam novos significados”, explicam as educadoras.

A brincadeira continuou e foi construído um livro gigante e brincante do menino Poti. Esse livro passou a ser uma brincadeira por onde quer que estivesse: nos diversos espaços da creche e para diferentes turmas. As crianças puderam literalmente “entrar” na história, sentir o cheiro da floresta e o balanço da canoa. Em cada página, elas recriaram um trecho da história e experimentaram as sensações provocadas por uma noite estrelada, um passeio de canoa ou o pisar nas folhas secas da floresta.

“Através das atividades vivenciadas, as crianças tiveram contato com alguns elementos das culturas indígenas, percebendo que existem outros modos de viver, puderam desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Em suma, através dessas vivências com contos infantis, pudemos verificar o quanto as crianças se desenvolvem, descobrindo outros lugares, outros tempos, outros jeitos de ser e pensar, outras regras, outros olhares”, finalizam as educadoras.

A exposição Brincando com a Literatura Infantil está sendo realizada no primeiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400. Fica em cartaz até 6 de agosto, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Veja imagens da exposição na página do ICMC no Facebook: icmc.usp.br/e/30ff5  

Mais informações podem ser obtidas através do email: ccex@icmc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373-9146.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro