ICMC da USP abre inscrições para cursos de doutorado em computação e matemática - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
14/03/2015 - 21h59m

ICMC da USP abre inscrições para cursos de doutorado em computação e matemática

Agência Hoje 
Nilton Junior
Doutorado do ICMS da USP recebe inscrições de candidatos até 1 de abril
Doutorado do ICMS da USP recebe inscrições de candidatos até 1 de abril

São Paulo (Agência Hoje) - As inscrições para os cursos de doutorado e doutorado direto em Computação e Matemática Computacional poderão ser feitas no ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP, em São Carlos. Estão disponíveis 25 vagas e há duas fases de seleção.

Os detalhes sobre os cursos e a forma como as inscrições podem ser feitas estão disponíveis no edital divulgado no site do ICMC (www.icmc.usp.br/e/515a1).

Os candidatos deverão se inscrever até o dia 1 de abril no endereço www.icmc.usp.br. Podem participar do processo seletivo para doutorado estudantes que tiverem seu título de mestre homologado até a data de matrícula. No doutorado direto podem se inscrever candidatos que completarem cursos de graduação e tiverem colação de grau realizada até a data de matrícula.

Já os interessados em se inscrever no mestrado do Programa devem aguardar a abertura das inscrições, que poderão ser realizadas a partir de 1 de abril.

O Programa oferece 16 linhas de pesquisa no total, divididas em dois grupos: ciências de computação e matemática computacional. Na área de ciências de computação existem 12 opções que são as seguintes:

Análise de padrões em dados;

Banco de dados;

Computação gráfica, imagens e visualização;

Engenharia de software e sistemas de informação;

Inteligência artificial - aprendizado de máquina e mineração de dados;

Inteligência artificial - computação bioinspirada;

Inteligência artificial - processamento de linguagem natural;

Inteligência artificial - robótica;

Robótica móvel;

Sistemas distribuídos e programação concorrente;

Sistemas embarcados e evolutivos;

Sistemas web e multimídia interativos.

Em matemática computacional são quatro opções:

Mecânica dos fluidos computacional;

Otimização;

Processamento visual e geométrico;

Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle.

A qualidade do Programa de Pós-Graduação Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional foi reconhecida com nota 6 na avaliação trienal realizada pela CAPES em 2013, expressando sua excelência. A nota máxima dada pela Instituição é 7.

O corpo de orientadores possui pesquisadores renomados, tanto nacional quanto internacionalmente nas diversas áreas de atuação. Além disso, os grupos de pesquisa contam com toda infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisa de ponta e o Programa dispõe de várias bolsas de estudo, que são atribuídas aos melhores alunos selecionados.

O ICMC possui também o Programa de Pós-Graduação em Matemática e criou recentemente o Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Há, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Estatística, em parceria com a UFSCar, e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro