Incêndios no Sul da Austrália deixam pelo menos 29 feridos e 26 casas destruídas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
05/01/2015 - 12h09m

Incêndios no Sul da Austrália deixam pelo menos 29 feridos e 26 casas destruídas

Agência Lusa 

Sydney - Pelo menos 29 pessoas, a maioria bombeiros, ficaram feridas e 26 casas, destruídas nos incêndios que afetam o Sul da Austrália e que já arrasaram 12,5 mil hectares de terra, informaram nesta segunda-feira (5) fontes oficiais.

O chefe de Governo da Austrália do Sul, Jay Weatherill, disse que a maioria das vítimas registrou apenas ferimentos leves e que uma pessoa foi hospitalizada. Ele acrescentou que os incêndios florestais alcançaram uma área de 238 quilômetros, continuam ativos e representam “forte e claro perigo”.

Os bombeiros calculam que as chamas vão continuar ativas de duas a três semanas. Mais de 700 bombeiros trabalham intensivamente na proteção de mais de mil casas diante do aumento do calor. São esperadas temperaturas de 38 graus Celsius (ºC) nesta terça-feira (6) e tempestades na quarta.

O estado de Vitória também é atingido por incêndios florestais. Na região, a queda de temperatura ajuda hoje os bombeiros a conter as chamas. Na Austrália Ocidental, as autoridades se prepararam para enfrentar também as chamas, quando os termômetros marcam hoje 37ºC e devem subir até 41ºC amanhã.

As altas temperaturas no verão australiano têm contribuído nos últimos anos para o aumento dos incêndios, situação que os cientistas vinculam parcialmente ao aquecimento global derivado das alterações climáticas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro