São Paulo, SP, 29/03/2024
 
27/12/2013 - 09h50m

Índice de Confiança do Comércio continua em queda, mas cai menos em dezembro

Agência Brasil/Vinícius Lisboa 

Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Comércio continuou em queda no trimestre encerrado em dezembro, mas caiu menos do que nos três meses completados em novembro. Os dados foram divulgados hoje (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Icom teve retração de 3% sobre os últimos três meses de 2012. A variação é 2,2 pontos percentuais menor do que a registrada em novembro (-5,2%).

Em balanço do ano de 2013, a FGV considera que se manteve a tendência de desaceleração registrada desde 2010, ano em que a atividade teve ritmo muito aquecido. No último trimestre, no entanto, a queda havia se acentuado, mas em dezembro perdeu o ritmo. Com a recuperação, "o setor chega na virada do ano de 2014 moderadamente aquecido", conclui a pesquisa.

Em dezembro, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) teve o melhor resultado na comparação interanual desde fevereiro, com alta de 2,9%. A recuperação reduziu a queda trimestral interanual do ISA-COM de -9,8%, no trimestre iniciado em setembro, para -6,4%, no trimestre iniciado em outubro.

A variação das expectativas para os meses seguintes passou de -2,1% no trimestre encerrado em novembro para -0,4%, ficando praticamente estável em relação ao resultado do ano passado. Se levado em conta apenas o mês de dezembro, houve queda de 0,3% na comparação interanual.

Na avaliação das empresas, o trimestre encerrado em dezembro de 2013 teve demanda mais fraca que o de 2012. Na média, 23% das empresas disseram que a demanda está forte, e 17,8%, que está fraca. No ano passado, os percentuais foram 27% e 14,5%, respectivamente.

A Sondagem do Comércio constatou melhora na expectativa do setor para os próximos seis meses e para os próximos três meses. No trimestre que termina em dezembro, as projeções foram de variação interanual de -0,3% e -0,6%, quando em novembro tinham sido de -2,2% e -2%.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro