Inep lança portal para explicar em linguagem pedagógica os resultados da Prova Brasil - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
07/08/2015 - 13h44m

Inep lança portal para explicar em linguagem pedagógica os resultados da Prova Brasil

Agência Brasil 

Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um portal na internet que “traduz” em linguagem pedagógica os resultados da Prova Brasil, principal exame para avaliar qualidade da educação básica do país.

A plataforma Devolutivas Pedagógicas disponibiliza os itens da prova, incluindo comentários e explicações sobre o que o aluno errou ou acertou. Ela explica os objetivos curriculares das questões da Prova Brasil e os conhecimentos e habilidades necessários para o aluno respondê-las corretamente.

“Antes, estávamos muito ligados à medida, ao número. Com essa plataforma, damos um passo importante para transformar o número em algo curricular, que possa ser utilizado em sala de aula. É o encontro entre a medida e a relevância pedagógica”, explicou o presidente do Inep, Francisco Soares.

Com a ferramenta, é possível selecionar a escola e visualizar em um gráfico a distribuição dos alunos nos níveis de eficiência de cada área ou etapa avaliada. Também é possível comparar a distribuição à de escolas similares, além de contextualizar fatores como níveis socioeconômico e de formação dos docentes.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, destacou que o portal permite saber exatamente o que se passa em sala de aula. “Os professores e gestores podem ver o que está dando certo ou errado em sua escola. Checar com outras escolas, repartir experiências, avaliar práticas que mais dão certo”, acrescentou.

A Prova Brasil é aplicada aos alunos de quinto e nono ano do ensino fundamental. A avaliação é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de fornecer dados de aprovação escolar. Até hoje, o Inep divulgava os resultados do exame apenas em números, sem contextualização pedagógica.

“Estamos preocupados em que professor entenda quais os conhecimentos e habilidades que o aluno precisa dominar. O foco agora é o que significa o número no currículo”, conclui o presidente do Inep.

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