Inflação do aluguel registra taxa de 0,51% na primeira apuração de maio, segundo FGV - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
11/05/2015 - 13h19m

Inflação do aluguel registra taxa de 0,51% na primeira apuração de maio, segundo FGV

Agência Brasil/Nielmar de Oliveira 

Rio de Janeiro - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou aumento de 0,51%, na apuração referente ao primeiro decêndio (período de dez dias) de maio. No mesmo período de apuração do mês anterior, a variação foi 1,03%.

O IGP-M, uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP), é utilizado para reajustar contratos de aluguel, tarifas públicas e planos de saúde (nos contratos mais antigos). Abrange toda a população, sem restrição de nível de renda. Medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice se baseia na pesquisa de preços de matérias-primas agrícolas e industriais, bens e serviços finais.

A apuração referente ao primeiro decêndio do IGP-M de maio compreende o intervalo de 21 a 30 do mês de abril. A pesquisa de preços do IGP-M é feita entre o dia 21 do mês anterior (abril) até o dia 20 do mês atual (maio).

O IGP-M é formado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional do Custo da Construção (INCC).

O IPA registrou variação de 0,56%, no primeiro decêndio de maio. No mesmo período do mês de abril, o índice variou 1,28%. O IPC apresentou taxa de variação de 0,47%, no primeiro decêndio de maio. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi 0,53%. O INCC registrou, no primeiro decêndio de maio, variação de 0,27%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,69%.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro