Inglaterra quer sediar copas do mundo investigadas pelo FBI - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
05/06/2015 - 12h11m

Inglaterra quer sediar copas do mundo investigadas pelo FBI

Agência Brasil/André Richter  
Reprodução
John Whittingdale disse que o país está preparado para receber próximas copas, caso Rússia e Catar percam o direito de sediá-las
John Whittingdale disse que o país está preparado para receber próximas copas, caso Rússia e Catar percam o direito de sediá-las

Brasília - O ministro do Esporte da Inglaterra, John Whittingdale, afirmou na quinta-feira (4) que o país está preparado para receber os jogos das Copas de 2018 e 2022, caso a Rússia e o Catar percam o direito de sediá-las.

A escolha das duas sedes é investigada por autoridades norte-americanas, que suspeitam de pagamento de propina e lavagem de dinheiro. "Temos a capacidade para fazer [o mundial] e temos a infraestrutura necessária. Apresentaremos uma candidatura fascinante para receber o Mundial de 2018, que infelizmente acabou por não ser escolhida”, disse o ministro.

Contrária à posição do ministro, a Confederação Asiática de Futebol reiterou hoje apoio à organização da Copa de 2022 pelo Catar. Em comunicado, a confederação declarou que "toda a comunidade asiática de futebol está de coração com o Catar, estamos impacientes para receber o Mundial de futebol e receber o mundo”.

Os questionamentos recentes sobre a escolha da sede das Copas de 2018 e 2022 teve início na semana passada, quando o FBI, a polícia federal norte-americana, e a polícia suíça desencadearam uma operação internacional para desarticular o esquema de corrupção na Fifa.

Há a suspeita que ex-dirigentes da entidade podem ter movimentado ilegalmente mais de US$ 150 milhões. A propina era cobrada durante as negociações de contratos publicitários, transmissões de jogos e na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, 2018, Catar, 2022).

Até agora, a federação proibiu 14 pessoas de frequentar suas atividades.

*Com informações da Agência Lusa

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro