Inscrições para Prouni começam hoje; 90.311 bolsas oferecidas neste semestre - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
28/06/2012 - 14h15m

Inscrições para Prouni começam hoje; 90.311 bolsas oferecidas neste semestre

Folhapress 
Divulgação
Inscrições para o ProUni se iniciaram hoje
Inscrições para o ProUni se iniciaram hoje

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - Os candidatos a bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) podem fazer suas inscrições a partir de hoje. Ela deve ser feita no site do programa até segunda-feira.

Neste segundo semestre serão oferecidas 90.311 bolsas --52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade).

O processo de seleção do ProUni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados.

O estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição no ato da inscrição. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho e os pré-selecionados terão até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que pretende estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.

A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933) por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

Para concorrer às vagas é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 e ter obtido um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota diferente de zero na redação. O candidato também deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Lista de espera

Após divulgação das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das eventualmente bolsas ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista será de 2 a 4 de agosto. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro