Inspetor diz a vereadores que GCM precisa dobrar efetivo para melhorar segurança em escolas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
08/11/2013 - 10h57m

Inspetor diz a vereadores que GCM precisa dobrar efetivo para melhorar segurança em escolas

Agência Hoje 
João Luiz
Após receber 186 veículos novos para substituir viaturas sucateadas, Guarda Metropolitana quer contratar mais profissionais
Após receber 186 veículos novos para substituir viaturas sucateadas, Guarda Metropolitana quer contratar mais profissionais

São Paulo (Agência Hoje) - O inspetor da Guarda Civil Metropolitana, Gilson Pereira de Menezes, disse em reunião na Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 7, que é necessário dobrar a quantidade de profissionais e deslocá-los para atuar ostensivamente nos colégios públicos e ruas próximas, como forma de inibir os marginais.

Com 6.117 guardas atualmente na corporação, o inspetor defende que ela precisa de 15 mil, como prevê a legislação. Dos profissionais integrados, mais de mil oficiais estão afastados por problemas físicos ou psicológicos, provocando um déficit que se transforma no principal problema da Guarda.

“Os guardas estão atuando em áreas administrativas ou nem estão trabalhando por algum tipo de problemas físico ou psicológico. O nosso efetivo é pequeno e precisamos fazer frente aos problemas”, explicou Gilson de Menezes. Segundo ele, a situação deve melhorar após a realização de um concurso público que prevê a contratação de mais dois mil guardas.

Contratação Anual

O vereador Conte Lopes (PTB) disse, durante a reunião, que contratar mais profissionais para a GCM é fundamental. “É necessário que se aumente o efetivo o quanto antes. A população precisa de segurança”. Para o presidente da Comissão, vereador Ari Friendebach (PROS), a Prefeitura precisa realizar mais concursos para aumentar o número de profissionais. “O ideal é que todos os anos fossem contratados mais guardas”, declarou.

A maior preocupação é em relação a segurança nas escolas. “As pessoas se sentem inseguras perto das escolas. É preciso fazer rondas nas instituições e também nos arredores e ver se existem pessoas suspeitas por perto, seja para vender drogas ou fazer algo errado”, afirmou o vereador Paulo Batista dos Reis (PT), eleito com mais de 28 mil votos.

Ao analisar a situação, o inspetor Menezes concordou que de fato da GCM precisa reforçar o trabalho nas escolas. “Temos o programas de Proteção Escolar, Ambiental, Patrimônio Público, Pessoas em Situação de Risco e Agente Público. No entanto, realmente nos distanciamos das escolas e sabemos que o consumo de drogas por alunos tem aumentado. Mas para resolver esse problema, no próximo ano vamos ter mais 200 guardas do concurso para realizar esse trabalho”.

Na opinião do vereador Ari Friendebach (PROS), as escolas realmente devem ser prioridade para a GCM. “Os guardas metropolitanos são fundamentais para combater o tráfico e a violências nas escolas e no entorno”, declarou.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro