Instituto de traumato-ortopedia se prepara para os jogos de 2016 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
14/09/2015 - 10h27m

Instituto de traumato-ortopedia se prepara para os jogos de 2016

Agência Brasil/Akemi Nitahara  
Reprodução
Principais lesões que afetam os atletas foram debatidas no Into, no Rio de Janeiro
Principais lesões que afetam os atletas foram debatidas no Into, no Rio de Janeiro

Brasília - Há pouco menos de um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016, as principais lesões que afetam os atletas estão em debate no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde. Durante todo o domingo (12), cerca de 150 profissionais participam da 1ª Jornada de Medicina Desportiva do Into.

O evento técnico reuniu especialistas que discutiram os tipos de lesões provocadas nos atletas por esportes específicos, como vôlei, judô, natação, handebol, golfe, beisebol, basquete, tênis, hipismo, futebol e ginástica, bem como as formas de prevenir danos. Em um acordo firmado com o Into, o Comitê Olímpico pediu voluntários para trabalharem na Olimpíada Rio 2016, com equipes médicas, de assistência e de enfermagem.

Para o chefe do Centro de Medicina do Esporte do Into, Rodrigo Rodarte, idealizador do congresso, o evento é uma oportunidade para os médicos se prepararem para lidar com os problemas dos atletas de alto rendimento.

Segundo ele, os Jogos Olímpicos trazem um legado para a cidade do Rio de Janeiro e para o país. "É algo que nos faz mover com a logística médica, o transporte público, a segurança pública, entre tantos outros aspectos", ressaltou.

O Into já tem cerca de 50 voluntários inscritos. Além disso, o centro de referência tem aparelhagem de alto nível e trata ou tratou de vários paratletas. Também como preparatório para os Jogos Olímpicos, o Into promoveu, no começo de agosto, um evento aberto à população, no Parque Madureira, zona norte da cidade, para incentivar a prática desportiva e hábitos saudáveis de prevenção às doenças ortopédicas.

Foram oferecidas aulas de futebol, skate, dança, slackline e ginástica, acompanhadas por aferição de peso, altura e cálculo do índice de massa corpórea, além de orientação de especialistas sobre práticas saudáveis. Está prevista nova edição do evento no Parque do Flamengo, ainda sem data marcada.

Referência nacional em cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia no Sistema Único de Saúde, o Into bateu seu próprio recorde de cirurgias no primeiro semestre deste ano, chegando a 5.074 procedimentos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro