Inteligência artificial é uma das atrações do ICMC em São Carlos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
28/08/2014 - 15h54m

Inteligência artificial é uma das atrações do ICMC em São Carlos

Agência Hoje 
ICMC/USP/Denise Casatti
ICMC da USP pepara ambiente para receber três mil participantes na Conferência sobre robótica
ICMC da USP pepara ambiente para receber três mil participantes na Conferência sobre robótica

São Paulo (Agência Hoje) - A USP de São Carlos, cidade a 230 quilômetros da capital, está preparando os ambientes para receber competições e eventos científicos relacionados à robótica e a inteligência artificial. A mostra que vai apresentar as últimas novidades na área espera a presença de pelo menos três mil participantes.

Os preparativos já estão em andamento em São Carlos, considerado o primeiro centro de robótica do Brasil, e incluem estudos, projetos, serviços e produtos acabados para atender o mercado tecnológico. As inscrições estão abertas para público acadêmico e alunos do ensino fundamental, médio e técnico.

Entre os dias 18 e 23 de outubro, a cidade receberá a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes. A conferência, que congrega um total de 12 eventos, de acordo com a coordenadora geral, Roseli Romero.

A realização desses eventos na USP em São Carlos é pioneira tanto em relação às atividades relacionadas à área de robótica quanto à área de sistemas inteligentes. “Será uma grande oportunidade para alunos e pesquisadores se inteirarem dos últimos resultados obtidos em pesquisas nessas áreas".

Segundo Roseli Romero, que é professora do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), a USP conta com a presença de alunos e pesquisadores do Brasil todo e também da América Latina, além da presença de seis convidados internacionais, que ministrarão palestras sobre temas atuais relacionados a esses campos do conhecimento e também de outros pesquisadores nacionais renomados na área.

Até a data de início da conferência é possível realizar as inscrições para o evento, porém, até 31 de agosto, há desconto na taxa. Um desconto menor é oferecido para quem se inscrever até 30 de setembro. No site do evento, é possível conferir os valores e fazer a inscrição.

Parte da programação da JCRIS 2014 é composta por mostras e competições que, além do público acadêmico, são abertas para todos os alunos do ensino fundamental, médio e técnico.

Veja os eventos que serão apresentados:

- 4ª Mostra Nacional de Robótica (MNR)

- 13th Latin American Robotics Competition (LARC)

- 12ª Competição Brasileira de Robótica (CBR)

- 8ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

- 5th Workshop of Robotics in Education (WRE)

Considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do país, a MNR busca a valorização do conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação.

A mostra caracteriza-se ainda por sua linguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico.

Simultaneamente à mostra ocorrerão as principais competições de robótica autônoma da América Latina e do Brasil: a LARC e a CBR. Nesses eventos, robôs competem entre si em jogos de futebol, sem nenhum controle humano, em diversas categorias. É possível inscrever times para participação presencial ou remota até 19 de setembro.

Competição de Robôs

Há ainda o WRE, um workshop voltado para o uso da robótica no processo de aprendizagem. O evento discutirá os aspectos técnicos e educacionais do uso da robótica na educação. Dentre os temas abordados estão a formação de professores em robótica, as plataformas educacionais, os robôs baseados em web e os robôs de baixo custo.

O objetivo maior é apresentar os resultados das pesquisas mais recentes e trocar experiências sobre o desenvolvimento, inovações, ferramentas e técnicas nos campos relacionados à robótica. Os eventos científicos vinculados à JCRIS têm como público-alvo pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A programação dos eventos é composta por palestras, sessões de apresentação oral e de pôsteres, além de concursos de teses e dissertações.

Veja os eventos científicos que compõem a JCRIS 2014:

- Robótica e automação: 11th Latin American and 2nd Brazilian Robotics Symposium (LARS/SBR); 6th Workshop in Applied Robotics and Automation (ROBOCONTROL); 2nd Workshop on MSc Dissertation and PhD Thesis in Robotics (CTDR/WTDR).

- Inteligência artificial e computacional: Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS); Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC); 9th DSc Theses/MSc Dissertations Contest in Artificial and Computational Intelligence (CTDIAC).

- Mineração de dados e aprendizado de máquina: 2nd Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe).

A JCRIS 2014 compõe parte das comemorações dos 80 anos da Universidade de São Paulo, sendo promovida conjuntamente pela USP em São Carlos, através do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Centro de Robótica de São Carlos (CRob).

Também participa como promotora a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro de Aprendizado de Máquina e Análise de Dados, do Departamentos de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica.

O evento conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro