Inter empata com Caxias e fica mais perto do bicampeonato - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
07/05/2012 - 10h41m

Inter empata com Caxias e fica mais perto do bicampeonato

Agência Hoje 
Internacional/Divulgação
Oscar entrou em campo depois de 47 dias, fez gol, chorou e foi amparado pelos colegas
Oscar entrou em campo depois de 47 dias, fez gol, chorou e foi amparado pelos colegas
  • Mesmo com empate de 1 a 1 torcida colorada festejou e espera bicampeonato no Beira Rio

Porto Alegre - O Internacional de Porto Alegre empatou em 1 a 1 com o Caxias na tarde deste domingo, no Estádio Centenário, no jogo de ida da final do Gauchão 2012. O time colorado largou em desvantagem, ao sofrer um gol de Mateus aos 43 minutos do primeiro tempo. Mas na etapa final, aos 11 minutos, buscou o empate com um belo gol de Oscar, que voltou a atuar após 47 dias de afastado dos gramados.

Com o gol qualificado marcado fora de casa, o Inter jogará por um empate sem gols no próximo domingo (13), no Beira-Rio, para ficar com o bicampeonato e o 41º título estadual. Antes, na quinta-feira (10), decidirá vaga às quartas de final da Libertadores contra o Fluminense, no Gauchão.

Sem poder contar com D´Alessandro, Dátolo, Dagoberto e Kléber, lesionados, e com Moledo e Damão suspensos, o técnico Dorival Júnior precisou se abastecer da qualidade do grupo colorado para a primeira partida decisiva, em Caxias do Sul. Por outro lado, Oscar pode jogar depois de quase 50 dias esperando se definir a batalha jurídica com o São Paulo para ter condições de jogo.

Com isso, o Inter foi a campo com Bolívar, na defesa, ao lado do Índio. Os dois somados tinham 650 partidas com a camisa colorada, sendo 332 de Índio e 318 de Bolívar. Garantia de experiência na final. Fabrício entrou na lateral-esquerda, enquanto Jajá e Jô formaram as posições mais avançadas do sistema ofensivo.

TORCEDORES COMPARECERAM

Os cerca de 5 mil lugares reservados à torcida colorada no Estádio Centenário foram ocupadas. E os torcedores do Inter deram show durante toda a partida, cantando, incentivando e empurrando o time em busca do resultado.

Os primeiros 45 minutos foram de muita disputa e equilíbrio. A marcação era forte dos dois times, mas houve chances para marcação de gols. O Inter comandado pela força de Sandro Silva, na marcação, e pela experiência de Tinga e Guiñazu, conseguia uma certa vantagem no meio-campo. Na frente, porém, Oscar, Jô e Jajá tinham dificuldades para superar a defesa do Caxias.

A estratégia do time interiorano era apostar nas bolas paradas e centrar na área. Qualquer falta, de qualquer distância do campo de ataque virava chuveirinho para a área. A zaga colorada, porém, conseguia afastar todas. Aos 2 minutos, Wangler entrou na área pela direita e quando foi arrematar diante de Muriel, Fabrício conseguiu fazer o corte providencial e salvou.

O Inter respondeu aos 6 minutos, quando Jajá recebeu na entrada da área, avançou e chutou de pé direito na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, Oscar deu passe sensacional para Jajá, que entrou na área e tentou o arremate, na saída de Paulo Sérgio, mas a bola saiu ao lado do gol.

DOIS LADOS TIVERAM CHANCES

Aos 9 minutos, Fabinho roubou a bola na intermediária, passou pela marcação e concluiu cruzado ao lado do gol com perigo. Três minutos mais tarde, o Inter teve boa chance em falta de frente para o gol, na entrada da área. Nei cobrou falta no ângulo e Paulo Sérgio fez defesa espetacular para escanteio.

Aos 21 minutos, Jajá deu passe genial para Jô, que entrou na área e bateu de pé canhoto na rede, pelo lado de fora. Aos 33 minutos, Wangler cobrou falta com veneno para a área, a bola passou por vários jogadores, quicou no gramado e Muriel salvou no reflexo. Grande defesa do goleiro colorado.

O placar foi alterado aos 43 minutos, quando o time de Caxias aproveitou um contra-ataque. A bola foi retomada ainda no campo de defesa e o Caxias patiu em grande velocidade até que Fabinho recebeu pela direita, cortou para o meio e deu passe preciso para Mateus, dentro da área. O volante chutou forte no ângulo, sem chance para Muriel, e o Inter foi para o vestiário com a derrota parcial.

MUDANÇA DE POSTURA

Na volta para o segundo tempo, o Inter retornou com uma postura mais ofensiva, enquanto o Caxias ficou acuado, apostando apenas nos contra-ataques. Os dois laterais foram mais à frente também. Oscar e Jajá se entenderam perfeitamente e criaram boas jogadas para o Inter. O time colorado passou a criar chances, mas curiosamente chegou ao empate em um contra-ataque puxado por Muriel.

Aos 11 minutos, Muriel fez boa defesa, depois de escanteio na área concluído por Lacerda, pegou a bola e deu um chutão na direção de Jajá. O meia matou a bola e tocou para Oscar, que avançou em grande velocidade pela esquerda. O garoto entrou na área, cortou o marcador e chutou colocado no cantinho. Emocionado, Oscar chorou na comemoração do seu quinto gol na temporada.

Em seguida, aos 19 minutos, João Paulo entrou no lugar de Tinga. Três minutos depois, o garoto quase marcou o gol da vitória. Tudo começou com Oscar, na ponta-esquerda, onde fez um carnaval, dando vários dribles no marcador e cruzando para Jõ cabecear e a zaga afastar parcialmente. Na sequência, João Paulo acertou um chutaço na trave, com o goleiro batido e rezando para a bola não entrar.

A partir daí começou um festival de mudanças com o técnico Mauro Ovelha colocando Marcos Paulo, Rafael Santiago e Juninho, enquanto Dorival Júnior apostou em Gilberto. As duas equipes, porém, não tiveram outras chances. A melhor delas foi falta cobrada por João Paulo, que Bolívar cabeceou ao lado do gol. E assim ficou tudo para o jogo da volta, no Beira-Rio, domingo que vem.

JOGADORES FALAM

"A equipe cresceu no segundo tempo. Conseguimos empatar com gols e isso foi muito importante. Agora é jogar com o regulamento dentro de casa. Agora diante do Fluminense é outra final e vamos tentar classificar no Rio", disse Nei.

"O empate com gols foi bom resultado. Agora é trabalhar forte contra o Fluminense, que é outra pedreira", disse Muriel.

"O time deles entrou muito forte, mas mudamos o jeito de marcar no segundo tempo e isso foi importante. Agora é trabalhar forte para ganhar domingo e sair campeão", disse Jajá.

"A dificuldade de jogar aqui é muito grande. Conseguimos um empate com gols e isso é importante numa decisão", projetou Tinga.

"Tenho que agradecer à minha esposa, a todo mundo que tava me ajudando", disse Oscar, emocionado, chorando na beira do campo.

"Foi um resultado justo. Talvez pelo nosso segundo tempo, merecemos a vitória, mas um empate com gols não deixa de ser um bom resultado. O grande avanço foi Oscar, que voltou muito bem. O Inter mostrou que tem grupo", disse o vice-presidente de futebol Luís Anápio Gomes.

"O título está em aberto. Precisamos ter a postura que tivemos no segundo tempo para poder vencer", afirmou o técnico Dorival Júnior.

"A decisão fica transferida para Porto Alegre e lá vamos precisar muito do apoio do torcedor", convocou o presidente Giovanni Luigi.

Ficha técnica:

Caxias (1): Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Jean e Fabinho; Umberto, Paraná, Mateus e Wangler (Juninho); Vanderlei (Marcos Paulo) e Caion (Rafael Santiago). Técnico: Mauro Ovelha.

Internacional (1): Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Tinga (João Paulo), Guiñazu, Oscar e Jajá (Gilberto); Jô. Técnico: Dorival Júnior.

Gols: Mateus (C), aos 43min do primeiro tempo, Oscar (I), aos 11min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Jô, Índio, Bolívar (I), Paraná, Umberto, Mateus (C).

Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Julio Cesar dos Santos e José A. C. Franco Filho.

Local: Centenário, Caxias do Sul.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro