Into promove campanha para aumentar número de doadores de sangue no Rio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
31/08/2015 - 15h26m

Into promove campanha para aumentar número de doadores de sangue no Rio

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) realiza, desta segunda (31) a sexta-feira (4), campanha para aumentar o número de doadores de sangue do HemoInto, banco de sangue do instituto, que está completando dois anos. O serviço foi inaugurado para garantir suprimento de hemoderivados a pacientes do próprio Into, órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e para abastecer outras unidades que precisem de doações.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto, no período da campanha, a distribuição de folhetos explicativos sobre a importância da doação e a utilização de mídias sociais e do circuito interno de TV serão intensificadas nas dependências do órgão, onde cerca de 10 mil pessoas circulam todos os dias entre pacientes, acompanhantes, visitantes, fornecedores e funcionários.

A assistente social do HemoInto, Daniele Barros, 35 anos, afirmou que a greve que atinge os hospitais federais do Rio tem contribuído para a redução do número de doações. Ao mesmo tempo, as cirurgias continuam sendo feitas, o que provoca um desequilíbrio no estoque da unidade.

“Acreditamos que isso [a greve] tem sido um agravante para a escassez de doadores. As pessoas veem que o instituto está parado, aí concluem que nada está funcionando. Muito pelo contrário. O banco de sangue continua funcionando normalmente e precisando demais dessas doações”, acrescentou Daniele.

O coordenador assistencial do Into, Naasson Cavanellas, reforçou a importância que as doações têm para o banco de sangue e para os pacientes. “Temos uma preocupação constante com o estoque de sangue, porque aqui realizamos cirurgias eletivas, que podem ser marcadas, e não devem ser priorizadas em relação às situações emergenciais. Por isso, os estoques nunca podem estar baixos, senão só haverá sangue suficiente para as emergências”.

Para doar é preciso portar documento original de identidade, pesar acima de 50 quilos, não estar em jejum, apresentar bom estado de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 só poderão doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. As doações para o HemoInto são feitas no prédio do Into, na Avenida Brasil, 500, São Cristóvão, zona norte do Rio. De segunda a quinta-feira, o funcionamento é das 8h às 15h. Na sexta-feira, das 8h às 12h.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro