Inverno em São Paulo será o mais rigoroso em três anos, diz Inmet - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
20/06/2016 - 11h22m

Inverno em São Paulo será o mais rigoroso em três anos, diz Inmet

Agência Brasil/Fernanda Cruz  
Agência Brasil/Arquivo
Inverno começa com os termômetros marcando temperaturas mais baixas que nos últimos três anos
Inverno começa com os termômetros marcando temperaturas mais baixas que nos últimos três anos

São Paulo - O inverno começa nesta segunda-feira (20) com os termômetros marcando temperaturas mais baixas que nos últimos três anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é para todo o estado de São Paulo.

Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do instituto, as temperaturas ficam mais baixas que a média histórica, cuja mínima é de 12,4 graus e máxima de 22,2 em junho e julho; mínima de 13º e máxima de 24 º em agosto, e mínima de 14º e máxima de 25º em setembro.

O meteorologista explica que houve declínio do fenômeno El Niño, que vinha bloqueando a entrada de frente fria pelo sul do país. Com isso, a expectativa é de temperaturas em queda. “Tem ainda previsão da chegada do La Niña, com entrada de frente fria mais intensa em julho, e de massa de ar polar”, disse. Apesar do frio, o inverno deve ter intervalos com condições climáticas quentes e secas. “Terá altos e baixos”, esclarece Schneider.

As chuvas também serão mais intensas no inverno, a começar pelo resultado de junho, cuja precipitação acumulada foi 203,9 milímetros (mm) até ontem (19), a mais alta desde 1943. A média para o mês é de 54 mm. A estimativa para o restante dos meses é de precipitação entre 10% e 15% maior que as médias históricas, que são de 44 mm para julho, 37 mm para agosto e 76 mm para setembro.

Capital

A cidade de São Paulo bateu recordes de baixa temperatura durante a semana passada. Na segunda-feira (13), os termômetros registraram zero grau na estação meteorológica da Capela do Socorro, zona sul. Foi a temperatura mais baixa em 12 anos, medida pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).

Para o inverno, Michael Pantera, meteorologista do CGE, concorda que o término do El Niño influenciará na queda das temperaturas no município. “Será um inverno mais frio que o do ano passado, mas com temperaturas dentro da normalidade”, disse ele. Esclarece que o frio extremo dos últimos dias foi causado por uma massa de ar polar.

Previsão do tempo

O dia de hoje (20) começou com neblina e garoa na capital, com temperatura mínima de 11,9 graus. Ao longo do dia, os ventos úmidos do mar devem manter o tempo fechado, com chuviscos ocasionais. A máxima chega a 17 graus e a umidade do ar se mantém acima dos 80%.

Para boa parte do inverno, está prevista a formação de nevoeiros no início das manhãs. À tarde, a umidade relativa do ar cai e pode atingir índices inferiores a 40%. O ar seco e os ventos fracos favorecem a concentração de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera, o que causa problemas respiratórios.

A terça-feira (21) terá céu encoberto e garoa. Os ventos vindos do oceano vão manter a temperatura e a sensação térmica baixas. Mínima de 12 graus e máxima de 16.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro