Invicto, Palmeiras é o campeão da Copa do Brasil após 12 anos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
12/07/2012 - 07h52m

Invicto, Palmeiras é o campeão da Copa do Brasil após 12 anos

Folhapress  
Coritiba/Divulgação
Coritiba fez o primeiro gol, mas time do Palmeiras empatou quatro minutos depois e comemorou o título
Coritiba fez o primeiro gol, mas time do Palmeiras empatou quatro minutos depois e comemorou o título

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - Foram 12 anos sem títulos relevantes, vendo os rivais paulistas triunfarem no cenário nacional e internacional. Mas o longo jejum do Palmeiras chegou ao fim.

O time paulista empatou com o Coritiba por 1 a 1, fora de casa, e conquistou a sua segunda taça da Copa do Brasil -no jogo de ida, venceu os paranaenses por 2 a 0 na Arena Barueri.

Com o troféu conquistado de forma invicta, o técnico Luiz Felipe Scolari se isola como o maior vencedor do torneio, com quatro títulos da competição. O Palmeiras também assegura, assim, sua vaga na próxima edição da Libertadores. É a segunda equipe brasileira garantida na disputa, ao lado do Corinthians, atual campeão continental.

Já o Coritiba fica novamente pelo caminho e amarga o seu segundo vice-campeonato seguido no torneio.

Talvez apostando nesse jogo específico que a torcida coxa-branca se amparava antes de a decisão começar. A pressão inicial dos donos da casa durou pouco tempo.

O Palmeiras, seguro na defesa, não dava espaços para que o Coritiba trocasse passes e usufruísse da sua maior arma: as triangulações em velocidade.

Assim, o Palmeiras evitava que o time paranaense rondasse seu gol. E ainda assustava no ataque. Betinho perdeu chance inacreditável ao jogar para fora o que seria o primeiro gol do confronto.

O Coritiba estava afobado em campo. Essa ansiedade ficou clara quando Everton Costa roubou a bola de Thiago Heleno e serviu Rafinha, mas o meia chutou longe do gol de Bruno já dentro da área.

O técnico Marcelo Oliveira resolveu lançar seu time ao ataque. Trocou laterais. Sacou Jonas e colocou Ayrton. O Coritiba voltou muito mais ligado para a segunda etapa. Incisivo, com velocidade, empurrava o Palmeiras para o seu campo de defesa.

Deu resultado. Aos 16min, Ayrton cobrou falta com categoria, mandou no ângulo de Bruno e abriu o placar, fazendo o Couto Pereira explodir em alegria e esperança pelo título.

Mas a festa apenas quatro minutos. Mazinho, até então apagado, sofreu falta na entrada da área. Marcos Assunção cobrou na cabeça de Betinho -o substituto de Barcos desviou-a e empatou a partida. Era o gol do título.

CORITIBA

Vanderlei; Jonas (Ayrton), Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel (Lincol), Rafinha, Everton Ribeiro e Roberto (Anderson Aquino); Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS

Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)

Gols: Ayrton, aos 16min, e Betinho, aos 20min do 2º tempo

Cartões amarelos: Rafinha, Lincoln, Lucas Mendes (C), Juninho, João Vítor, Artur e Marcos Assunção (P)

Cartão vermelho: Pereira (C)

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro