Israel: Eleições são antecipadas por instabilidade política - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
08/05/2012 - 08h02m

Israel: Eleições são antecipadas por instabilidade política

Agence France Presse 
©AFP / Gali Tibbon
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu surpreendeu ao anunciar o acordo com o partido Kadima
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu surpreendeu ao anunciar o acordo com o partido Kadima

JERUSALÉM (AFP) - O partido Kadima (centro) acertou um acordo de coalizão com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e deve entrar para o governo, informou a rádio estatal de Israel.

O acordo, fechado de forma surpreendente, foi acertado após o Parlamento aprovar a dissolução da Câmara, em primeira votação, e quando se preparava para adotar a medida de modo definitivo.

O chefe do Kadima, Shaul Mofaz, será vice-primeiro-ministro e ministro sem pasta no novo gabinete formado em virtude do acordo, precisou a rádio estatal, sem dar mais detalhes.

Netanyahu e Mofaz acertaram um novo texto, mais equilibrado, para substituir a Lei Tal, que permite aos judeus ortodoxos escapar do serviço militar.

A atual legislatura termina em outubro de 2013.

O chefe do partido Meretz (esquerda), Zehava Galon, reagiu ao acordo qualificando-o de "truque asqueroso".

Na manhã desta segunda-feira, Netanyahu confirmou na sessão semanal do gabinete que pretendia organizar eleições antecipadas em 4 de setembro.

No domingo, Netanyahu deu indícios do seu plano ao revelar que pretendia formar "o maior governo possível para garantir o futuro de Israel".

O chefe de governo alegou instabilidade política para convocar eleições antecipadas, destacando que era melhor organizar "uma campanha curta, de quatro meses, para garantir a estabilidade".

Netanyahu tem o apoio de 48% dos israelenses e aparece como o mais forte candidato a própria sucessão, segundo pesquisa do jornal Haaretz.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro