São Paulo, SP, 24/04/2024
 
16/05/2016 - 10h00m

Japão, Índia e EUA irão realizar exercícios navais conjuntos no Mar do Sul da China

Agência Lusa 

Tóquio - Japão, Índia e Estados Unidos da América vão fazer exercícios navais conjuntos, em junho, em águas japonesas do Mar do Sul da China, em um momento de tensão na região pelas tentativas de expansão de Pequim.

Os exercícios visam fortalecer a cooperação entre os três países no domínio da segurança marítima e sublinhar a presença dos aliados na região, diante da multiplicação de atividades por parte da China, disse uma fonte do governo japonês à agência de notícias Kyodo.

Esta é a terceira vez que o Japão se junta aos EUA e à Índia em exercícios navais, que estes dois últimos países realizaram pela primeira vez em 1992, conhecidos como Exercícios Malabar.

O Japão e a China disputam, na região, a soberania das ilhas Senkaku (ou Diaoyu, em chinês), atualmente administradas por Tóquio.

Outras ilhas no Mar do Sul da China são total ou parcialmente disputadas pela China, Filipinas, Vietnã ou Malásia.

A China reivindicou o direito soberano sobre quase todo o Mar do Sul da China e fez grandes operações para ocupar as ilhas e ilhotas, transformando recifes de corais em portos, construindo pistas de aterrisagem e outras infraestruturas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro