Jardim no telhado e fachada climática são destaques na Casa Cor - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
01/06/2016 - 23h45m

Jardim no telhado e fachada climática são destaques na Casa Cor

Agência Hoje 
Divulgação
Jardins na laje - veja como funciona
Jardins na laje - veja como funciona

São Paulo – A Remaster, indústria brasileira de pisos elevados e soluções sustentáveis para a construção, participa da 30ª Casa Cor SP, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do país, ao aplicar soluções tecnológicas e sustentáveis na concepção do projeto da Casa AQUA, um protótipo de casa sustentável que estará em exposição durante a Mostra, de 17 de maio a 10 de julho na capital paulista.

Assinada pelo escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura e com Consultoria da Inovatech Engenharia, a Casa AQUA foi concebida para atender aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira. No projeto que estará exposto na Casa Cor, a Remaster irá aplicar duas soluções construtivas, sendo uma delas o piso Tec Garden® e a outra uma Fachada Têxtil Microclimática.

O Tec Garden® é uma solução para a construção de jardins auto-irrigáveis sobre laje e ideal para a aplicação em empreendimentos corporativos, escritórios e residenciais. É o único sistema que, além de atuar como um lençol freático artificial sobre a laje, também pode ser aplicado como telhado verde, porém, sem a necessidade de estar restrito à utilização de vegetação rasteira. Entre os seus diferenciais estão o armazenamento de água proveniente das chuvas, otimizando o consumo de água potável e a contribuição direta na redução de poluentes em suspensão, uma vez que as folhas atuam como esponja natural. Veja abaixo uma ilustração sobre como funciona o Tec Garden®:

Já a Fachada Têxtil Microclimática, cujo principal material é uma membrana em tecido, confere equilíbrio, valor estético e versatilidade aos ambientes onde estão aplicadas. Compostas por micro-cabos feitos de poliéster de alta tenacidade, cobertos por polímeros de alto desempenho, é uma tecnologia indicada para fachadas, coberturas e retrofit. Além de permitir uma comunicação visual, a membrana minimiza a troca de calor do exterior com o interior dos ambientes ao permitir um acréscimo na incidência de ventilação natural e de energia solar. No Brasil, a Remaster responde pela engenharia e projetos com a Fachada, sendo a Serge Ferrari a fabricante da membrana e o Sistema de Tensionamento Facid, representado no Brasil com exclusividade pela Tensoface, responsável pela tecnologia do tensionamento.

A proposta da Casa AQUA é mostrar aos visitantes conceitos de diferentes sistemas construtivos aplicados e que economizem recursos naturais, reduzam a poluição e respeitem o meio ambiente. A primeira Casa AQUA foi apresentada na Feicon Batimat 2009, a segunda na Ambiental Expo 2010, uma versão de apartamento modelo e o desenho de um Pavilhão educativo. Projeto Porto Seguro com fachada têxtil microclimática

SERVIÇO

CASA COR SÃO PAULO / 2016

Data: 17 de maio a 10 de julho de 2016

Horários de visitação: Terça à quinta das 12h às 21h / Sexta, sábado e feriados das 12h às 21h30 / Domingo das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 775 - Cidade Jardim

Mais informações: http://casa.abril.com.br/casa-cor/sobre

Sobre a Remaster

Criada na década de 1990, a indústria brasileira Remaster é sinônimo de pioneirismo de desenvolvimento da solução ideal em pisos elevados. Traz em seu DNA a essência da inovação e a missão de investir em ações de conscientização, em alta tecnologia e conhecimentos técnicos e em boas práticas em prol da sustentabilidade.

A preservação e o cuidado com o meio ambiente sempre estiveram presentes em cada um dos projetos concretizados pela empresa. O ciclo de vida alcançado por suas tecnologias patenteadas está alinhado com o conceito “cradle-to-cradle” - reduz a demanda por matérias-primas virgens, a geração de resíduos e a poluição do meio-ambiente – e as placas de Pisos Elevados são confeccionadas com polipropileno 100% reciclado e reciclável.

A preocupação da Remaster vai além dos processos de produção e montagem: se estende ao desempenho do produto e aos benefícios ao usuário no futuro, como no caso do sistema construtivo para jardim auto-irrigável Tec Garden® e do SUDS Remaster – Sistema Urbano de Drenagem Sustentável, outros produtos do seu portfólio.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro