Jogadoras altas irão disputar Copa dos Campeões no Japão - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
08/11/2013 - 09h41m

Jogadoras altas irão disputar Copa dos Campeões no Japão

Agência Hoje* 
CBV/Vicente Condorelli
Walewska, Carol Gattaz, Fabiana e Adenízia no treino em Kobe, no Japão
Walewska, Carol Gattaz, Fabiana e Adenízia no treino em Kobe, no Japão

São Paulo (Agência Hoje) – A Copa dos Campeões acontece em Nagoya a Tóquio, no Japão, de 12 a 17 de novembro. As centrais da Seleção Brasileira de Vôlei, Adenízia, Carol Gattaz, Fabiana e Walewska, foram escaladas para a disputra, com títulos e alturas que variam de 1,87m e 1,94m.

Em setembro, no Grand Prix, o Brasil venceu e a central Thaísa foi eleita a melhor jogadora da competição e melhor bloqueadora. O resultado comprovou a importância de jogadoras dessa posição para o esquema de jogo da Seleção. Com a contusão de Thaísa e de Juciely, o treinador José Roberto Guimarães convocou as atletas Walewska e Carol Gattaz.

A capitã e central Fabiana acredita que a altura é importante para a posição de meio de rede no voleibol mundial. Para a atacante, o Brasil precisa continuar formando jogadoras altas nesta posição.

“Temos uma geração de atletas altas como a Thaisa, a Carol e a Walewska. Também precisamos continuar buscando jogadoras com essa estatura para o futuro. Todas as equipes do mundo têm centrais altas. Hoje, é uma tendência mundial”, disse Fabiana.

A bicampeã olímpica Fabiana também comentou sobre a expectativa do time verde e amarelo para a Copa dos Campeões.

“A motivação é grande. Estamos com uma grande expectativa. Temos totais condições de buscar mais esse título para o Brasil. Sabemos que teremos uma competição complicada. Vamos enfrentar equipes fortes como os Estados Unidos e a Rússia. Serão grandes jogos e queremos sair daqui com mais uma vitória”, garantiu a capitã.

Depois de fiar ausente por cinco anos, Walewska está feliz por retornar ao time brasileiro e vê o Brasil bem servido na sua posição. Porém, a campeã olímpica lembrou de quando a altura não era tão determinante.

“Temos uma geração de centrais muito altas. Já a anterior, apesar de não ter a nossa estatura, contava com atletas muito habilidosas que precisavam receber o saque, como a Ida, Ana Paula e Ana Flávia. Esse fator era muito interessante. Hoje, a altura está sendo determinante. Na minha opinião, o Brasil está bem servido nessa posição”, finalizou.

Os adversários do Brasil na Copa serão Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão. As brasileiras têm um título na competição, em 2005, e ficaram com a medalha de prata na última edição, em 2009. Neste ano, elas disputaram quatro competições: Torneios de Montreux e Alassio, Grand Prix e Sul-Americano. Venceram em todas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro