Jornalista francês chega a Paris após ser libertado pelas Farc - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
01/06/2012 - 09h54m

Jornalista francês chega a Paris após ser libertado pelas Farc

Agence France Presse 
©AFP / Jacques Brinon
Romeo Langlois chega ao aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, após ser libertado pelas Farc
Romeo Langlois chega ao aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, após ser libertado pelas Farc
  • O jornalista concede uma coletiva ao lado de seus pais e do ministra frances da Cultura, Aurelie Filippetti (C)

PARIS (AFP) - O jornalista francês Romeo Langlois, libertado na quarta-feira pela guerrilha das Farc na Colômbia após um mês de cativeiro, chegou nesta sexta-feira a Paris proveniente de Bogotá.

Romeo Langlois, correspondente do canal de televisão France 24 na Colômbia, chegou às 11h20 (06h20 de Brasília) ao aeroporto de Paris-Roissy em um voo regular da companhia Air France.

Antes de deixar o avião, ele abraçou seus pais. Foi recebido depois pela ministra da Cultura e da Comunicação, Aurélie Filippetti, que representou o presidente François Hollande, e pelo ministro do Desenvolvimento, Pascal Canfin.

Langlois foi capturado na Colômbia no dia 28 de abril durante um ataque contra um grupo de militares que ele acompanhava para filmar uma operação de combate às drogas. Quatro militares morreram no ataque.

O francês, que foi ferido em um braço ao ser capturado, foi entregue a uma missão humanitária na quarta-feira pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na região de Caquetá (sul).

O jornalista havia anunciado em Bogotá, antes de partir para a França, que a guerrilha entregou a ele uma carta destinada ao presidente francês.

Na carta a guerrilha faz um apelo aos "países amigos", principalmente da Europa, para que ajudem na busca de uma solução negociada para o conflito interno de quase meio século na Colômbia.

 

"A guerrilha quer que muitos países possam contribuir, principalmente os europeus. Quer que outros países participem porque acredita que apenas entre colombianos vai ser difícil", ressaltou Langlois.

Na carta, o grupo também pede desculpas públicas por tê-lo classificado como "prisioneiro de guerra".

"É a primeira vez que pedem desculpas e é muito importante deixar claro que a imprensa não é inimiga", explicou Langlois, ao pedir a seus colegas que "cubram este conflito que está cada vez mais esquecido".

"Minha impressão sobre o que ocorreu é que as Farc querem a paz, mas não querem qualquer paz. Podem seguir combatendo por mais 50 anos", disse.

Para este jornalista que trabalhou durante cerca de dez anos na Colômbia na cobertura do conflito interno, o que ele sofreu faz parte dos "riscos profissionais".

Langlois defendeu sua decisão de usar um colete à prova de balas e um capacete fornecido pelo Exército, o que levou, em um primeiro momento, a guerrilha a considerá-lo "prisioneiro de guerra" por vestir uniforme militar.

"Pensei muito nisso, não foi uma decisão insana. As balas, quando chegam, não sabem se você é civil ou não", afirmou.

Além disso, Langlois descartou qualquer responsabilidade dos militares no ocorrido. "Apoio totalmente o Exército colombiano. De forma alguma é responsável pelo que aconteceu comigo", frisou.

Fundadas em 1964, as Farc contam atualmente com cerca de 9.200 combatentes, segundo o Ministério colombiano da Defesa.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro