Jovens estilistas que trazem renovação para a Moda brasileira - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
30/11/2015 - 16h26m

Jovens estilistas que trazem renovação para a Moda brasileira

Juliana Lopes 
Arquivo Pessoal/Juliana Lopes
A Faculdade de Moda Santa Marcelina promove o Fórum de Moda todos os anos
A Faculdade de Moda Santa Marcelina promove o Fórum de Moda todos os anos
  • Desfile de jovens talentos da Faculdade Santa Marcelina - FASM (Casting Casa Agência)

São Paulo (Agência Hoje/Juliana Lopes) - A Moda sempre exige frescor e novidade. E não há nada melhor para agitar o mundo da Moda do que novos estilistas, com ideias originais e inusitadas.

A Casa de Criadores é o principal evento do país na revelação de novos talentos do setor. Com desfiles duas vezes ao ano em São Paulo, a Casa foi criada em 1997 pelo jornalista André Hidalgo e jovens estilistas interessados em divulgar coleções promissoras. Estilistas de renome como Ronaldo Fraga e João Pimenta impulsionaram suas carreiras a partir da participação no evento.

Este ano a 38ª edição da Casa de Criadores, Inverno 2016, ocorreu nos dias 13 a 16 de outubro, no Campo de Marte. Os desfiles variaram entre os mais românticos e comerciais, até os mais irreverentes e conceituais. De 21 de novembro a 19 de dezembro, a Casa de Criadores mantém uma Loja Pop Up em São Paulo, com peças de estilistas e marcas da Casa, além de marcas convidadas - incluindo João Pimenta e a Lab Fantasma, do rapper Emicida. Aos sábados, alguns dos estilistas atuam como DJs.

Criado na virada do século em Fortaleza - CE, O Dragão Fashion Brasil é outro evento de moda nacional que visa descobrir e cultivar novos talentos da moda, buscando inovação e um design autoral. Além de organizar desfiles, o DFB oferece cursos e oficinas ao público. O Concurso dos Novos seleciona projetos de faculdades de moda de todo o país, oferecendo um prêmio em dinheiro e troféu à equipe que apresentar a melhor coleção-cápsula.

Em 2015 o evento ocorreu entre 7 e 10 de maio. O tema para o Concurso dos Novos foram as oposições: herança x futuro, tradição x inovação e cultura x desejo. Os alunos da Universidade Estadual de Londrina - PR ficaram em primeiro lugar, com 8 looks inspirados no Fandango Caiçara, com elementos artesanais em formas futuristas; a Universidade da Amazônia - PA ficou em segundo, e a Santa Marcelina - SP e Universidade Federal do Ceará, vencedora do ano anterior, empataram em terceiro lugar.

Todo ano, milhares de jovens estilistas se formam nos mais de 50 cursos de graduação em Moda existentes no Brasil, trazendo diversidade e um pensamento renovado para a moda nacional. Algumas das instituições promovem desfiles e concursos internos, celebrando as coleções de formatura que obtiveram maior destaque. É o caso do Fórum FASM, da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, com desfile e exposição dos melhores trabalhos na própria faculdade, e do OCTA Fashion - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas -, evento promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina, de Florianópolis.

Casa de Criadores – Loja Pop Up

de 21 de novembro a 19 de dezembro

terça a sábado, das 10:00 às 20:00

R. da Consolação, 2947, Jardins, tel 011 2594-5500

Fotos e vídeos dos desfiles no site: http://casadecriadores.uol.com.br/

Imagens do desfile vencedor no site DFB: http://dfhouse.com.br/desfiles/dfb-2015/concurso-dos-novosuniversidade-estadual-de-londrina-uel

OCTA Fashion: http://www.octafashion.com/

https://www.facebook.com/UdescOctaFashion

Portal FASM: http://www.fasm.edu.br/

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro