Judoca Rafaela Silva disputará título de melhor atleta de 2013 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
20/11/2013 - 10h45m

Judoca Rafaela Silva disputará título de melhor atleta de 2013

Agência Hoje 
Divulgação/COB
Rafaela Silva fecha a temporada 2013 na vice-liderança do ranking mundial de judô pela IJF
Rafaela Silva fecha a temporada 2013 na vice-liderança do ranking mundial de judô pela IJF

São Paulo (Agência Hoje) - Pela terceira vez, o judô está entre os finalistas do Prêmio Brasil Olímpico. Em 2005, quem conquistou a premiação foi o bicampeão mundial João Derly. Quatro anos depois, em 2009, a conquista foi da campeã olímpica Sarah Menezes. Desta vez, a representante do judô é a campeã mundial Rafaela Silva, que disputa o título de melhor atleta do ano.

Neste ano, a carioca entrou para a história do esporte brasileiro como a primeira judoca que conquistou a medalha de ouro em um Campeonato Mundial Sênior, na competição realizada no Rio de Janeiro, no final de agosto.

A história de conquistas de Rafaela no esporte é extensa. Apenas em 2013, ela foi prata no Grand Prix de Qingdao (China), prata no Mundial por Equipes, prata por Equipes no World Combat Games, bronze no Grand Slam de Moscou, Campeã Pan-americana e Campeã Brasileira Sênior. Em 2011, foi vice-campeã mundial em Paris. Outras importantes conquistas são: prata no Grand Slam do Rio 2010; bronze no Grand Slam do Rio 2009, bronze no Grand Slam de Tóquio 2011; bronze no Grand Slam do Tóquio 2012; bronze no Grand Slam de Moscou; bronze no World Masters de Almaty 2011; e campeã Mundial Júnior em Bangkok 2008.

Na festa de gala do esporte brasileiro, são premiados os melhores atletas do ano, no masculino e no feminino, os melhores em cada uma das modalidades olímpicas, além de outras categorias especiais. Rafaela concorre com Poliana Okimoto (maratona aquática) e Yane Marques (pentatlo moderno). No masculino, os concorrentes são Arthur Zanetti (ginástica artística), Cesar Cielo (natação) e Jorge Zarif (vela).

A votação para a escolha dos melhores do ano será pelo site do COB. Será encerrada durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 17 de dezembro. O evento homenageará também os 50 anos da primeira edição de Jogos Pan-americanos realizada no Brasil, em São Paulo, disputados em 1963.

“Será uma excelente oportunidade para reviver aquele grande evento e homenagear os atletas brasileiros que se destacaram nos Jogos Pan-americanos São Paulo 1963”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “O ano de 2013 está sendo muito positivo para o esporte olímpico brasileiro. Em termos de resultados, o melhor ano pós-olímpico que já tivemos. Até este momento, conquistamos 25 medalhas em campeonatos mundiais ou competições equivalentes. No Prêmio Brasil Olímpico nós vamos celebrar essas conquistas e o talento de nossos atletas, os verdadeiros astros da festa”, disse Nuzman.

O Prêmio Brasil Olímpico 2013 prestará homenagens ainda a outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro