Julgamento e destituição de Lugo em apenas 48 horas afeta Estado de Direito no Paraguai - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
23/06/2012 - 16h41m

Julgamento e destituição de Lugo em apenas 48 horas afeta Estado de Direito no Paraguai

Agence France Presse 
©AFP / Jorge Romero
Lugo foi destituído na sexta-feira em um julgamento político sumário
Lugo foi destituído na sexta-feira em um julgamento político sumário

WASHINGTON (AFP) - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) afirmou neste sábado que o julgamento político sumário do Congresso paraguaio que destituiu o presidente Fernando Lugo afetou o Estado de Direito neste país.

É "inaceitável a rapidez do julgamento político contra o presidente constitucional e democraticamente eleito", afirmou em um comunicado a Comissão, órgão autônomo da Organização de Estados Americanos (OEA), ao destacar que o procedimento "afeta a vigência do Estado de Direito no Paraguai".

"É uma paródia da justiça e uma afronta ao Estado de Direito remover um presidente em 24 horas, sem garantias para se defender", considerou em Washington o secretário-executivo da CIDH, Santiago Canton.

Lugo foi destituído na sexta-feira em um julgamento político sumário, acusado pela câmara de deputados de "mau desempenho de suas funções", e foi substituído por seu vice-presidente, Federico Franco.

O novo governo de Franco seguia neste sábado sem receber nenhuma mostra de apoio dos países latino-americanos, ouvindo críticas pela forma como Lugo foi retirado do poder e acusações de golpismo de alguns países.

"É altamente questionável" que um julgamento imparcial possa ser tão breve, reiterou a CIDH.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro