Juquitiba: ótimo lugar para apreciar a natureza e praticar esportes radicais - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 11/05/2024

05/02/2016 - 17h38m

Juquitiba: ótimo lugar para apreciar a natureza e praticar esportes radicais

Agência Hoje/Michelle Camila
Secretaria de Turismo de Juquitiba
A exuberante natureza é uma das características que mais atrai turistas para a cidade
  • Rafting é um dos esportes mais procurados por quem visita Juquitiba
  • Região é muito conhecida pela preservação da Mata Atlântica e pelo grande número de mananciais

São Paulo - A cidade de Juquitiba não pode ficar de fora do roteiro daqueles que procuram pela calma e biodiversidade que somente a natureza proporciona. Localizado a 70 km da capital paulista, o município é reconhecido por possuir a maior área de preservação da Mata Atlântica e de suas espécies.

Além da exuberante mata, Juquitiba possui ainda uma grande quantidade de nascentes, riachos, rios, cachoeiras e represas, fazendo jus ao nome da cidade que, em tupi-guarani, significa “Terra de Muitas Águas”. E por causa dessa característica natural, é possível praticar atividades como rafting, onde os participantes descem o rio a bordo de um bote.

Além do rafting, os turistas mais aventureiros podem se envolver em atividades como o arvorismo, onde do alto é possível ter uma vista bem diferenciada da Mata Atlântica, tirolesa e trekking, a caminhada ecológica para explorar de perto a natureza preservada da região.

De acordo com a Secretaria de Turismo, em épocas como dezembro e janeiro a cidade recebe cerca de 1.500 turistas por final de semana. E para atender a demanda, Juquitiba conta com 56 empreendimentos turísticos como pesqueiros, cachoeiras, aldeia do artesanato, centro cultural, entre outros.

História

Em 1887 surgiram os primeiros povoados da região que serviam como paradas para os tropeiros que subiam a Serra do Mar em direção a São Paulo e ao interior.

Fundada por Manoel Jesuíno Godinho e sua esposa, o povoado recebeu o nome de Capela Nova da Bella Vista. Somente em 1908 tornou-se o vilarejo de Juquitiba.

Na década de 1950, o engenheiro Álvaro Boccolini traçou o projeto de uma ferrovia que ligaria São Paulo ao Paraná. Impressionado com a beleza da região, o engenheiro construiu seu casarão, existente até hoje, no alto de um morro do vilarejo.

Com a ascensão da indústria automobilística no país, o traçado feito por Boccolini deu origem a uma das rodovias mais movimentadas do Estado, a Régis Bittencourt, inicialmente denominada como BR 2.

A construção da rodovia facilitou a comunicação entre o vilarejo de Juquitiba com as localidades vizinhas e a cidade de São Paulo. Dessa forma, em 1964, Juquitiba se emancipou de Itapecerica da Serra e foi elevada a município.

Em 1999 foi reconhecido pela EMBRATUR como cidade turística devido ao seu potencial para o ecoturismo e turismo de aventura.

ATRAÇÕES

Cachoeira do Monjolo

O belíssimo lago natural formado após a queda d’água desta cachoeira atrai muitos turistas, por esse motivo é um dos locais mais visitados. Fica localizada em uma região tranquila, mas de fácil acesso.

Cachoeira do Engano

Considerada a melhor cachoeira de Juquitiba e também a mais bela, a Cachoeira do Engano fica na divisa do município com Miracatu, próxima ao início da Serra do Cafezal, região conhecida pela preservação da Mata Atlântica. É um dos maiores símbolos de Juquitiba e possui uma das maiores quedas d’água da cidade.

Cachoeira do Palomar

Além de uma bela queda d’água, a Cachoeira do Palomar possui um alto paredão de pedras que, além de impressionar os turistas, permite a prática do cachoeirismo (mais conhecido como rapel em cachoeira).

Corredeira Pauleira

Localizada às margens do Rio Juquiá, o mirante da Corredeira Pauleira permite ao visitante apreciar toda a beleza da mata preservada na região. Em alguns finais de semana é possível acompanhar as descidas de rafting que acontecem no Rio Juquiá. Por causa disso, é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade e ponto de parada obrigatório.

Aldeia do Artesanato

Local ideal para os turistas que pretendem levar uma lembrança de Juquitiba. A Aldeia é composta por chalés que expõem os trabalhos dos artesãos da região como peças em tecido, barro e madeira, além de imprimir a simplicidade da cultura regional de Juquitiba.

Represa Cachoeira do França

Rodeada por pesqueiros, pousadas e marinas, a região da represa é para quem procura atividades mais calmas. As opções de lazer oferecidas pelo local são a pesca esportiva, passeios de barco e pedalinhos. Boa opção para quem deseja apreciar com tranquilidade a vegetação presente nas margens da represa.

ONDE FICAR

Pousada Grande Vida

Localizada no bairro de Juquiazinho, a pousada oferece diferentes tipos de acomodações como quartos, quitinetes, sobrados e casas, para que o visitante escolha aquele que melhor atende à sua necessidade. A pousada dispõe ainda de um lago para pesca, campo de futebol, quadras de vôlei e tênis, playground, piscina, churrasqueiras e uma fazendinha. O café da manhã já está incluso na hospedagem.

Acampamento Rio Selvagem

Planejado para proporcionar segurança e bem-estar, o acampamento conta com 15 chalés que acomodam até 10 pessoas, além de dois alojamentos separados por andar que comportam até 40 hóspedes. No local ainda é possível encontrar sala de jogos, quadras de futebol e vôlei, lagos para pesca esportiva, playground e piscinas. O restaurante do Rio Selvagem oferece um cardápio variado, incluindo refeições vegetarianas.

Morada da Lua

Muito bem distribuída em 36 mil m², a pousada conta com chalés, casas e lofts, sendo um desses lofts especial para cadeirantes. Além disso, a Morada da Lua possui salão de jogos, piscina para adultos e crianças, salão para eventos, lareira ao ar livre. Não oferece serviço de restaurante ou café da manhã.

Hotel Pousada Jequiti

Com um visual moderno e urbano, o hotel está inserido no centro da cidade de Juquitiba. O empreendimento possui 33 apartamentos e cada um conta com ventilador de teto, TV e frigobar. O hotel oferece ainda Wi-Fi, estacionamento e café da manhã.

ONDE COMER

Restaurante O Cozinheiro

SERVIÇO

Cachoeira do Monjolo

Como chegar: acesse a Estrada Velha de Juquitiba (João Vitor Vieira) no centro de Juquitiba. Siga por ela e na primeira bifurcação (ao lado de um bar) vire à esquerda. Siga por alguns metros e entre à esquerda na Estrada do Monjolo (em frente a uma mercearia). Siga sem sair da Estrada do Monjolo. Na bifurcação com a Estrada Morro das Pedras, vire à esquerda. Continue pela estrada, passe ao lado de um campo de futebol e pela entrada da Rua Ribeirão Grande e siga em frente. Na bifurcação com a Rua Lapa, vire à esquerda e continue. O acesso para a Cachoeira do Monjolo está no início de uma íngreme subida, à esquerda.

Estacionamento: Gratuito

Trecho de acesso por estrada de terra: aproximadamente 7 km

Cachoeira do Engano

Como chegar: acesse o retorno no km 340 da Rodovia Régis Bittencourt (sentido Sul). No retorno, acesse a estrada de terra paralela ao sentido Sul da rodovia. Siga pela estrada por alguns metros e faça uma curva acentuada à esquerda na bifurcação. Siga pela estrada. O acesso para a Cachoeira do Engano está ao final de uma íngreme descida, à esquerda.

Trecho de acesso por estrada de terra: aproximadamente 100 m

Cachoeira do Palomar

Como chegar: entre à direita no km 318 da Rodovia Régis Bittencourt (sentido São Paulo) no Bairro das Palmeiras. Na bifurcação, vire à esquerda e acesse a Estrada do Soturno. Siga por ela e na primeira bifurcação, entre à direita. Na bifurcação com a Rua Macuco, continue à esquerda. Na última bifurcação, vire também à esquerda. O acesso para a trilha da Cachoeira do Palomar está à direita.

Trecho de acesso por estrada de terra: aproximadamente 4 km

Corredeira Pauleira

Como chegar: entre à direita no km 329,5 da Rodovia Régis Bittencourt (sentido Sul). Siga pela estrada até uma bifurcação na Vila dos Carmos e vire à esquerda. Acesse a Estrada dos Carmos e siga o curso do Rio Juquiá.

Trecho de acesso por estrada de terra: aproximadamente 1 km

Aldeia do Artesanato

Endereço: Av.Tancredo de Almeida Neves, 11 - Centro - Juquitiba

Telefone.: 4681-1848

Opções de alimentação: sim

Sanitários: sim

Represa Cachoeira do França

Como chegar: saindo de São Paulo, utilize a rodovia Régis Bittencourt (BR-116) no sentido de Curitiba. De Taboão da Serra até Juquitiba são 74 quilômetros. Passando a entrada da cidade de Juquitiba, marque 5 km e, na altura do km 333, entre à direita na Estrada Turística Cachoeira do França.

Entrada: varia conforme o empreendimento

Estacionamento: varia conforme o empreendimento

Opções de alimentação: sim

Sanitários: sim

Pousada Grande Vida

Endereço: Estrada do Justos, 300 – Juquiazinho - Juquitiba - SP

Como chegar: Seguindo pela Rod. Régis Bittencourt sentido Curitiba, no Km 326 fazer o retorno para São Paulo até o Km 320, onde avistará o Portal do Viva Parque (arco vermelho e branco), entrar nesta estrada e seguir por 7,7Km.

Tel.: (11) 4683-1687/9125 ou (11) 9 9996-0355

Acampamento Rio Selvagem

Endereço: Rodovia Régis Bittencourt, Km 329 – Juquitiba – SP

Retorno à direita no km 337 antes da passarela de pedestre.

Tel.: (11) 4682-2064 / (11) 4681-4182 / (11) 95300-8546

Morada da Lua

Endereço: Rua Maria das Graças - Estrada Dona Prata - Loteamento Morada do Sol – Juquitiba

Como chegar: Siga pela BR 116 até a cidade de Juquitiba e faça o retorno sentido São Paulo até o Km 320. Entre a direita na SP 57 – Bairro das Palmeiras (estrada de terra) e siga 1,5 km até encontrar o Viva Parque. Siga mais 2,3 km até a loja Estábulo Rações e entre a esquerda na Rua João Franco de Camargo (Km 68 da SP 57). Siga por mais 800 m e entre na segunda a esquerda na Rua Maria das Graças.

Tel.: (11) 5816-6538 / (11) 4683-1935 / (11) 4683-1919

Hotel Pousada Juquiti

Rua José Prestes Rosa, 08 – Centro – Juquitiba – SP

Tel.: (11) 4682-2396 / (11) 4681-3377 / (11) 7224-0439

E-mail: contato@hoteljuquiti.com.br

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.