Justiça nega mais um pedido para soltar Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
27/03/2014 - 10h27m

Justiça nega mais um pedido para soltar Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras

Agência Brasil/André Richter 

Brasília - O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, negou mais um pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso quinta-feira (20) pela Polícia Federal. Costa é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava dinheiro em seis estados e no Distrito Federal, desarticulada na Operação Lava Jato, que pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões.

O desembargador João Pedro Gebran Neto decidiu manter decisão tomada por ele na sexta-feira (21), que rejeitou pedido para soltar Costa. Segundo o magistrado, o ex-diretor da Petrobras deve continuar preso para não obstruir as investigações. “Até o momento, não se sabe exatamente a dimensão da ocultação das provas, mas é inegável que a perturbação na colheita de provas existiu e merece ser interrompida”, afirmou Gebran Neto.

A defesa de Paulo Roberto Costa diz que ele foi envolvido “injustamente” no caso, e alegou que a apreensão de R$ 1 milhão em sua casa não é indício suficiente para justificar a acusação pelo crime de corrupção. “Costa é pessoa humilde e estudiosa, que conquistou várias vitórias ao longo de sua vida profissional, sendo a denúncia incompatível com a sua trajetória de vida”, afirmam os advogados.

Na segunda-feira (17), a Polícia Federal cumpriu 24 mandados de prisão e 15 de condução coercitiva, além de 81 mandados de busca e apreensão em 17 cidades. Cerca de 400 policiais participaram da operação. A organização contava com quatro grupos que tinham à frente doleiros que lucravam com câmbio paralelo ilegal, mas também praticavam crimes como tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes e corrupção de agentes públicos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro