São Paulo, SP, 28/03/2024
 
06/07/2016 - 11h22m

Justiça sul-africana aumenta para seis anos pena de ex-atleta paralímpico Oscar Pistorius

Agência Brasil/Agência Ansa 

Roma - O ex-atleta olímpico Oscar Pistorius, condenado pelo homicídio voluntário de sua então namorada, a modelo Reeva Steenkamp, teve sua pena aumentada de cinco para seis anos de prisão.

A nova sentença foi confirmada nesta quarta-feira (6) pelo Tribunal de Apelação de Pretória. Inicialmente, o sul-africano havia sido condenado por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar. Contudo, em dezembro do ano passado, a sentença foi revista para homicídio voluntário, já que os juízes consideraram que o ex-atleta assumiu o risco de tirar a vida de Steenkamp ao abrir fogo.

Até hoje Pistorius alega que confundiu a namorada com um assaltante, embora ela estivesse trancada dentro do banheiro. Apesar do endurecimento da sentença, a defesa do ex-atleta não recorrerá da decisão em terceira instância, uma vez que ele poderia pegar até 15 anos de cadeia.

Segundo a magistrada Thokozile Masipa, as atenuantes tiveram peso maior do que os fatores "agravantes", por isso, uma "pena de detenção longa não serviria à justiça". Durante o julgamento de apelação, Pistorius chegou até a caminhar sem próteses para tentar mostrar sua vulnerabilidade. Após a divulgação da sentença, o ex-atleta foi tirado do regime de prisão domiciliar em que se encontrava e levado para a cadeia.

O assassinato de Steenkamp ocorreu em 14 de fevereiro de 2013, Dia dos Namorados na África do Sul. A acusação dizia que Pistorius tinha brigas constantes com a companheira e mostrou diversos momentos em que ele usou armas em público. Além disso, a modelo teria enviado mensagens dizendo que o ex-atleta a assustava.

Já Pistorius e sua defesa sempre alegaram inocência, afirmando que ele atirou por achar que um ladrão havia entrado em seu banheiro. O sul-africano também lembrou sua infância violenta e o trauma por ter perdido as duas pernas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro