São Paulo, SP, 18/06/2018
 
08/09/2015 - 10h02m

Kirchner diz que países do Brics são as vítimas da crise financeira

Agência Lusa 
Agência Brasil/Arquivo
 Cristina Kirchner rebate acusações de que países do Brics vão arrastar o mundo para nova recessão
Cristina Kirchner rebate acusações de que países do Brics vão arrastar o mundo para nova recessão

Buenos Aires -  A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse, na segunda-feira (7), que os países do Brics - bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul - são vítimas da crise financeira. Ela respondeu assim às acusações de que esses países vão arrastar o mundo para uma nova recessão.

“Como é que os [países] emergentes ameaçam arrastar o mundo para uma nova recessão se foram eles que sustentaram o crescimento da economia global muito antes da crise de 2008?”, perguntou a presidente

As declarações de Cristina Kirchner foram dadas em resposta a um artigo do jornal Financial Times, que afirma que os modelos econômicos desses cinco países emergentes “estão entrando em colapsor”.

A presidente argentina criticou duramente o artigo e disse que alguns parágrafos merecem mesmo estar no “Guiness para a falta de vergonha”.

Segundo ela, dizer que agora os [países] emergentes ameaçam arrastar o mundo para uma nova recessão é simplesmente falso. "O mundo foi arrastado para a crise de 2008 pela especulação financeira e nunca se recuperou. O que é que isso tem a ver com o Brics? Com exceção do papel de vítima, não teve qualquer outra participação”, acrescentou a chefe de Estado.

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro