Kroton Educacional atualiza infraestrutura de TI usando Oracle - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
06/12/2014 - 17h53m

Kroton Educacional atualiza infraestrutura de TI usando Oracle

Agência Hoje* 
Reprodução
Service IT dará apoio no processo de implementação de sistema para atender mais de 1 milhão de alunos
Service IT dará apoio no processo de implementação de sistema para atender mais de 1 milhão de alunos

São Paulo (Agência Hoje) - A Kroton Educacional confirmou que vai atualizar a sua infraestrutura de TI com o sistema Oracle, utilizando o apoio da Service IT no processo de implementação. A decisão de modernizar o processamento foi planejado para dar suporte melhor e mais rápido para seus mais de um milhão de alunos no ensino superior.

Há cerca de um ano, já como uma das maiores organizações educacionais privadas do Brasil e às vésperas de efetivar a maior fusão de sua história com a Anhanguera Educacional, a Kroton detectou a necessidade de tornar sua infraestrutura de TI mais robusta e escalável para suportar a incorporação de milhares de alunos.

A alteração representa a demanda de novos processos nas áreas de finanças, contabilidade e compras no sistema de ERP, além dos sistemas de vestibular, matrícula, portais de alunos e professores e de Business Inteligence.

Para garantir que a TI suportaria a base de mais de um milhão de alunos, a instituição demandava uma atualização que provesse melhoria do desempenho, estabilidade e confiabilidade ao parque tecnológico.

Com base na relação já existente por experiências anteriores com a Service IT – especializada em consultoria e prestação de serviços customizados na área da Tecnologia da Informação –, a companhia aceitou a realização de uma Prova de Conceito (POC), no Centro de Operações da Service IT, com o Oracle Exadata Database Machine, dedicado aos testes de clientes, com uma configuração que refletia o cenário proposto pela consultoria para a Kroton.

“Esta etapa foi importante para conseguimos mensurar os ganhos reais que a solução traria e se esta suportaria a plenitude dos requerimentos definidos. Os fatores decisivos foram os ganhos de performance apresentados na POC, a robustez e escalabilidade da solução, a satisfação atestada pelos clientes da Service IT graças à sua vasta experiência em implantação de infraestrutura de banco de dados baseada em Exadata e, é claro, o custo-benefício do produto”, relata o gerente de serviços de TI da Kroton, Adriano Denny.

Além da aquisição de um Oracle Exadata Database Machine X4-2 Half, com capacidade para suportar não só o atual ambiente da Kroton, como também a incorporação de todo o ambiente da Anhanguera, com garantia de preservação do investimento pelos próximos três anos, foram também contratados todos os serviços de configuração, testes, migração dos bancos de dados para o novo sistema e acompanhamento posterior.

O processo de implementação passou pela instalação física do equipamento pela Oracle no datacenter contratado pela Kroton, localizado em Alphaville. Posteriormente, o time técnico da Service IT realizou a configuração e migração dos dados, incluindo testes de conectividade e desempenho, proporcionando ao cliente a segurança necessária para a virada.

“Estas etapas eram essenciais para garantir a estabilidade para a preparação e início das aulas do segundo semestre de 2014. O desafio foi a redução dos riscos inerentes a uma mudança desta envergadura a praticamente zero e a entrega do projeto em um curto espaço de tempo, de apenas nove meses”, destaca o presidente da Service IT, Eduardo Gallo.

Além dos ganhos significativos de performance, o novo ambiente de TI está preparado para suportar a integração da Kroton e Anhanguera e o crescimento orgânico da companhia. “A área de tecnologia é fundamental para prover mais competitividade, em especial, na vertente tática, provendo sistemas e serviços aderentes às necessidades da instituição e uma infraestrutura estável para suportar o crescimento dos nossos negócios”, explicou Denny.

Focada nesta premissa, a Kroton já tem em vista a expansão do projeto. “Com a fusão das empresas, passamos a ter dois Oracle Exadata Database Machine, pois a Anhanguera havia adquirido o primeiro da Service IT, um ano antes. Estamos planejando a integração destes equipamentos com o objetivo de reduzir o tempo necessário para a recuperação de desastre, diminuir significativamente a necessidade de janelas de manutenção do ambiente e aumentar a disponibilidade dos serviços”, afirmou.

“Este é um projeto exemplar que demonstra a capacidade de investimento que instituições de ensino brasileiras têm quando o objetivo é oferecer qualidade aos seus alunos”, conclui Gallo. “A Kroton está entre as maiores instituições de ensino do mundo porque sabe como escolher seus parceiros e, consequentemente, as melhores tecnologias para investir”, esclareceu.

* Com informações da Service IT

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro