Lançada em Paraty campanha que incentiva gastronomia sustentável em restaurantes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
03/05/2012 - 22h50m

Lançada em Paraty campanha que incentiva gastronomia sustentável em restaurantes

Sophia Gebrim 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) assina, nesta quinta-feira (03/05), às 20h, no Museu de Arte Moderna do Rio, termo de cooperação com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ), para incentivar a gastronomia sustentável em bares e restaurantes do município de Paraty. A iniciativa faz parte da Campanha Passaporte Verde, coordenada pelo MMA em parceria com o Ministério do Turismo, com lançamento previsto para o próximo mês de junho. A campanha incentivará o turista a consumir de forma consciente e reduzir os impactos do turismo no meio ambiente.

"A cooperação com a Abrasel incentivará restaurantes a adquirir alimentos produzidos localmente e de forma sustentável, beneficiando especialmente os produtores rurais familiares do município de Paraty", destaca o diretor de Programas da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Allan Milhomens. Ele explica que o objetivo é promover, além de atitudes de responsabilidade no consumo e oferta de produtos, serviços turísticos ambientalmente corretos e ações como a reciclagem de óleo e aproveitamento total dos alimentos utilizados em restaurantes.

A assinatura ocorrerá simultaneamente ao lançamento do Brasil Sabor, maior festival gastronômico do país. "A cidade de Paraty foi escolhida como piloto para a parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que irá percorrer todo o Brasil, por ser conhecida internacionalmente como ponto turístico e referência no ramo de alimentação", explica a presidente da Abrasel-RJ, Ana Maria Torres. Ela destaca que o objetivo é mobilizar todo o setor, no que diz respeito à reciclagem e tratamento correto do lixo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro