Lei da meia entrada também valerá para jovens e deficientes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
30/12/2013 - 09h18m

Lei da meia entrada também valerá para jovens e deficientes

Agência Hoje* 
Agência Hoje/Arquivo
Lei da Meia-Entrada garante desconto também para pessoas até 29 anos, carentes, deficientes e seus acompanhantes
Lei da Meia-Entrada garante desconto também para pessoas até 29 anos, carentes, deficientes e seus acompanhantes

Brasília (Agência Hoje) - A Lei da Meia-Entrada em cinemas, teatros, shows musicais, circos e eventos educativos e esportivos, foi sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, e entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União, no início de janeiro.

As novas regras ampliam o acesso ao benefício, que até então era restrito aos estudantes e aos maiores de 60 anos. De acordo com a lei, os estudantes continuam a ter direito à meia-entrada, desde que apresentem a carteira de identificação estudantil. Também poderão usufruir do desconto as pessoas com deficiência, inclusive com acompanhantes, e os jovens de 15 a 29 anos, inscritos no Cadastro de Programas Sociais do Governo Federal e com renda mensal de até dois salário.

A lei prevê ainda que o benefício da meia-entrada vale apenas para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento. Para fiscalizar o cumprimento deste percentual, o público terá o direito de acessar as informações atualizadas do quantitativo de meias-entradas de cada sessão do evento. A lei, no entanto, não vale para os jogos da Copa do Mundo de 2014, nem para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A presidente Dilma Rousseff vetou três artigos do projeto. Um deles é o que tratava dos idosos. Assim, continua a valer o que está previsto no Estatuto do Idoso. De acordo com o estatuto, os maiores de 60 anos têm direito a 50% de desconto nas atividades de cultura e lazer, independente do total de ingressos.

O segundo veto foi ao artigo que determinava que para obter descontos no transporte coletivo local, o estudante deveria apresentar a carteira estudantil. O outro tratava de punições à emissão irregular ou fraudulenta de carteiras estudantis.

Senado Aprova

O projeto que regulamentou a meia-entrada foi aprovado no Senado no dia 4 de dezembro. Durante a discussão da proposta, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), disse que atualmente, com a “proliferação de carteiras e de segmentos que recebem meia-entrada”, os espetáculos estão muito caros.

"Esse projeto é uma tentativa de se construir um acordo, reduzindo o número de 40% para a meia-entrada. Com isso, provavelmente, nós teremos uma redução geral no preço dos ingressos, tornando mais acessível a todos os segmentos a participação em teatro e em cinema.

A mesma avaliação fez o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que foi o relator do PLS 188/2007. Explicou que como praticamente todo mundo tem acesso ao desconto de 50% no preço das entradas, os preços são inflacionados para compensar a perda na arrecadação.

"Essa lei será um salto muito grande para a garantia de direitos e para o planejamento da produção cultural. Agora temos uma lei que regula a meia-entrada", afirmou o senador Vital do Rêgo.

* Com informações da Agência Senado

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro