Lei que garante vagas para negros no serviço público entra em vigor - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
12/06/2014 - 05h29m

Lei que garante vagas para negros no serviço público entra em vigor

Agência Hoje 
Reprodução
Em vigor, Lei que garante vagas para negros no serviço público federal recebe apoio
Em vigor, Lei que garante vagas para negros no serviço público federal recebe apoio

São Paulo (Agência Hoje) - Personalidades negras de vários Estados demonstraram apoio à Lei que reserva 20% das vagas dos concursos públicos da União para os negros. O comentário predominante é de que "foi dado o primeiro passo, mas há muita estrada que ainda precisa ser percorrida para garantir a dignidade do negro no Brasil". 

A nova lei entrou em vigor na terça feira (10) e reserva 20% das vagas dos concursos públicos da União para os negros. A norma foi publicada no Diário Oficial da União com efeito imediato e vigência de 10 anos. A medida foi provada segunda feira (9) pela presidente Dilma Roussef em evento que contou com diversas personalidades negras.

A reserva das vagas vai valer para concursos destinados à administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades mistas controladas pela União. Como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios e Petrobrás.

O texto não estende as cotas ao Legislativo, Judiciários nem a órgãos públicos estaduais ou municipais. A nova regra reserva vagas aos negros somente em concursos públicos que ofereçam três ou mais vagas.

Poderão concorrer a vagas aqueles que no momento da inscrição se declararem negros ou pardos. Quando for atestado declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso. E se ele já tiver sido nomeado, sua admissão será anulada e responderá a um processo administrativo.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro