Ligação Itapevi-São Paulo tem obras no segundo trecho e em 10 estações - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
24/04/2014 - 01h39m

Ligação Itapevi-São Paulo tem obras no segundo trecho e em 10 estações

Agência Hoje 
Diogo Moreira
Obras do segundo trecho do eixo oeste da Grande São Paulo, com extensão total de 23,6 km, foram iniciadas
Obras do segundo trecho do eixo oeste da Grande São Paulo, com extensão total de 23,6 km, foram iniciadas

São Paulo (Agência Hoje) - As obras do segundo trecho do corredor metropolitano que ligará Itapevi a São Paulo, passando por Jandira, Carapicuiba e Osasco, foram iniciadas nesta quarta-feira, 23. A ligação também contará com um terminal de ônibus e mais 10 estações de embarque e desembarque.

No trecho entre Jandira e Carapicuíba a obra terá 8,8 quilômetros de extensão e deverá atender cerca de 33 mil passageiros por dia. Também será construído o Terminal Carapicuíba com capacidade para atender o movimento dos usuários do município que se deslocam para São Paulo e região do ABC.

"Estamos começando uma grande obra aqui em Jandira: o corredor Itapevi, Jandira, Carapicuiba, Osasco e São Paulo. Segregado, direto, rápido e com ônibus da melhor qualidade para mobilidade urbana e transporte coletivo de qualidade e alta capacidade," explicou o governador.

No trecho será construído também o Terminal Carapicuíba, uma estação de transferência (Barueri) e 10 estações de embarque e desembarque. A EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) é a gestora do empreendimento, que tem investimento de R$ 94,9 milhões.

O Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, importante via de ligação projetada para conectar os municípios do eixo oeste da Grande São Paulo, tem a extensão total de 23,6 km, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo (zona oeste). Juntos, estes locais têm 12,5 milhões de habitantes.

BRT Metropolitano

O governador também assinou a Ordem de Início dos projetos BRT Metropolitano Itapevi-Cotia. O empreendimento, de R$ 160 milhões, terá paradas com teto verde, característica que propicia conforto térmico aos usuários. Utilizará lâmpadas LED que proporcionam economia de energia.

O pavimento intertravado nas calçadas e canteiros de captação das águas das chuvas vão proporcionar a permeabilidade do solo. Técnicos e moradores destacaram a importância ecológica da drenagem natural proporcionada pelo tipo de pavimento escolhido e sugeriram que ele também seja utilizado em praças e parques das cidades.

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