Liminar proíbe Caixa de abrir agências hoje; medida vale em São Paulo e Osasco - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
12/05/2012 - 00h59m

Liminar proíbe Caixa de abrir agências hoje; medida vale em São Paulo e Osasco

Folhapress 
Agência Hoje/Arquivo
Sindicato dos Bancários conseguiu liminar impedindo abertura das agências, neste sábado, em São Paulo, Osasco e cidades da região
Sindicato dos Bancários conseguiu liminar impedindo abertura das agências, neste sábado, em São Paulo, Osasco e cidades da região

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - As 48 agências de Caixa que abririam amanhã em São Paulo, Osasco e municípios da região não vão funcionar. O sindicato dos bancários para essas cidades conseguiu uma liminar para proibir o horário especial nas unidades do banco.

Segundo nota do sindicato, a juíza do Trabalho Maria Eulália de Sousa Pires avaliou que por não se tratar de dia de expediente bancário, a abertura só se justificaria em casos de trabalho extraordinário para realização de serviços inadiáveis.

Caso descumpra a decisão, o banco estatal será multado em R$ 5 mil por dia para cada empregado.

A Caixa previa abrir pouco mais de 500 de suas 2.346 agências amanhã, em sequência às reduções de juros anunciadas nas últimas semanas. As unidades funcionariam das 9h às 16h.

A ação, segundo o banco, busca atender pessoas que trabalham em horário comercial durante a semana. Além do atendimento sobre crédito, foco principal da iniciativa, clientes também poderão fazer outros serviços no banco, exceto o penhor. Não haverá também movimentação de dinheiro nos guichês dos caixas.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, a abertura das agências da Caixa no sábado criaria um precedente ruim para a categoria.

"O HSBC já tentou forçar o trabalho aos sábados e também não permitimos. O Sindicato não admitirá que invistam contra os direitos dos bancários. Tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça para preservar o direito de descanso dos bancários", diz Moreira.

O sindicato afirma ainda que representantes da categoria no Espírito Santo e no Ceará também conseguiram liminar proibindo a abertura das agências.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro