São Paulo, SP, 26/06/2019
 
13/11/2014 - 13h31m

Madonna mudava a cultura pop há 30 anos com "Like a Virgin"

Agência Hoje 
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - O segundo álbum de estúdio da norte-americana Madonna chegava às lojas há 30 anos, no dia 12 de novembro de 1984, provando que a cantora não era apenas uma artista de apenas um sucesso, vendendo cerca de 12 milhões de discos na época de estréia e marcando território na cultura pop mundial.

“Like a Virgin”, que foi o primeiro de oito discos de Madonna entrar na principal parada dos Estados Unidos, a Billboard 200, integra a lista dos 100 álbuns mais vendidos do mundo. Além disso, graças a ele, a música pop ganhou os traços que carrega até hoje.

Pela primeira vez no mundo da música uma mulher se mostrava com forte apelo sexual explícito e indomável. Ainda que a parte conservadora da sociedade a criticasse, o fenômeno “Like a Virgin” ajudou a consolidar a carreira musical de Madonna, que, anos mais tarde, acabou recebendo o título de Rainha do Pop.

Singles

O início da era “Like a Virgin” começou com o single de mesmo nome, lançado no dia 6 de novembro de 1984. A canção é, até hoje, considerada uma das melhores já lançadas na música pop mundial. O clipe que acompanha a música, também considerado um dos melhores já produzidos, mostra Madonna em uma roupa branca, típica de uma virgem antes de um casamento católico tradicional, cantando em uma gôndola pelos rios de Veneza.

O próximo single a acompanhar o sucesso de “Like a Virgin” foi “Material Girl”. Esta canção também se tornou um dos grandes ícones da música mundial, sendo regravada posteriormente por diversos artistas como Britney Spears e aparecendo em filmes como “Moulin Rouge!” (2001) e "Bridget Jones: The Edge of Reason (2004).

Assim como o primeiro single, “Materia Girl” veio acompanhado de um vídeo, que também foi classificado como um dos melhores já produzidos. Nele, Madonna se inspira na apresentação de “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, de Marilyn Monroe, no filme “Os Homens Preferem as Loiras”, usando um vestido cor-de-rosa e rodeada por homens que a presenteam com jóias.

O álbum ainda teve mais dois singles: “Angel”, pouco popular, mas que alcançou posições altas nas paradas de sucesso, e “Into the Groove”, que foi a segunda canção a ficar mais tempo no topo da parada, só perdendo para "Vogue".

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro