Mais de 200 mil pessoas aproveitam final de semana e festejam 74 blocos de carnaval - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
08/02/2015 - 07h19m

Mais de 200 mil pessoas aproveitam final de semana e festejam 74 blocos de carnaval

Agência Hoje 
Luiz Guadagnoli
Paulistanos aproveitam fim de semana para se divertir acompanhando blocos de carnaval nos bairros
Paulistanos aproveitam fim de semana para se divertir acompanhando blocos de carnaval nos bairros

São Paulo (Agência Hoje) - Mais de 200 mil pessoas demonstram disposição para acompanhar neste domingo, 8, dezenas de blocos de carnaval que prometem sair às ruas em várias regiões da cidade, principalmente na Zona Norte e na Zona Leste. No sábado, 7, a Prefeitura colocou nas ruas agentes e homens da Guarda Civil para garantir a segurança.

O pré-carnaval paulistano teve a presença de 74 blocos de rua. Para acompanhá-los, a Prefeitura disponibilizou cerca de 150 agentes para fazer a fiscalização nas ruas, em relação a ambulantes, cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares após a 1h.

Os organizadores dos blocos foram comunicados de que, atendendo pedidos da maioria dos moradores, os desfiles deverão acontecer somente até as 22h, com a dispersão no máximo até meia noite.

As festas têm sido monitoradas por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar. Os blocos saíram conforme programação acertada com a Prefeitura. Alguns foram temporariamente interrompidos pelas chuvas, mas posteriormente voltaram ao seu percurso programado.

A novidade deste ano está por conta dos instrumentos para coibir a exposição de marcas publicitárias na paisagem urbana, que agora passa a utilizar também registros fotográficos, aprimorando e facilitando a ação fiscal.

Neste sábado, a Companhia de Engenharia de Tráfego mobilizou uma equipe de aproximadamente 250 agentes para atuar em toda a cidade, com a realização de bloqueios e o acompanhamento dos blocos por toda a capital. O pico de lentidão foi registrado às 15h, com 15 quilômetros.

A Guarda Civil Metropolitana destacou 49 viaturas e 187 profissionais para atuar junto aos blocos. Pela cidade, o SAMU disponibilizou 105 ambulâncias para o atendimento da população. Até o final da tarde, nenhuma ocorrência relacionada ao Carnaval de Rua foi registrada.

Mais de 560 banheiros químicos foram distribuídos pela Prefeitura ao longo das passagens dos blocos. Logo após o término das brincadeiras, cerca de 800 funcionários da Prefeitura fizeram a limpeza das vias públicas, contando, inclusive, com 50 carros-pipa, que utilizaram 100% de água proveniente de reúso.

Vila Madalena e Pinheiros

Principal ponto de encontro no Carnaval, as ruas da Vila Madalena e Pinheiros (Zona Oeste) reuniram mais de 130 mil pessoas ao longo do de todo o dia, distribuídos em 17 blocos. Com apoio de trânsito, segurança, limpeza e reforço da fiscalização da Prefeitura de São Paulo, a festa começou por volta das 10h e seguiu até a noite.

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Subprefeituras, deu início à fiscalização de cumprimento da Lei Cidade Limpa durante o Carnaval de Rua 2015, especialmente com relação à ativação irregular de marcas. Durante a tarde, foram flagradas infrações da Ambev (Skol), que teve banners e fantasias coolers apreendidos. A empresa será multada pela exposição irregular.

Durante todo o final de semana e no feriado de carnaval, a atuação será intensificada. Foliões que identificarem irregularidades podem acionar a Prefeitura por meio da Subprefeitura da sua região ou enviar fotos com o endereço em que foi flagrada a irregularidade para o e-mail carnavalderua@prefeitura.sp.gov.br.

Para evitar acúmulo de lixo nas ruas durante o dia, 140 agentes de limpeza trabalharam na região ao longo de todo o dia, com 30 caminhões para o recolhimento dos resíduos. A São Paulo Turismo (SPTuris), além de disponibilizar 194 banheiros químicos, mobilizou sete ambulâncias, cada uma delas com um socorrista.

Outros dois postos médicos foram montados estrategicamente na região, cada um deles com duas ambulâncias e dois médicos. Além disso, o SAMU mobilizou duas de suas bases para o atendimento à região, caso necessário. Até o fim da tarde, nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Para realizar os bloqueios de vias, impedindo o estacionamento de veículos nas ruas de concentração e garantindo o acesso dos moradores, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) levou cerca de 70 agentes para a região. A grande concentração de pessoas em torno da Avenida Paulo VI, que recebeu os blocos Bangalafumenga e Sargento Pimenta, ocasionou lentidão do trânsito nas vias dos arredores durante a tarde.

Na parte de segurança, para coibir crimes e dar apoio as apreensões, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) escalou 107 profissionais e 25 viaturas para a região. Ao longo do dia, foram apreendidos 830 itens de comércio irregular, entre latas e garrafas de cerveja, de vinho e de água. Foram também recolhidos sete carrinhos e cinco caixas de isopor. A Polícia Militar também atuou na Vila Madalena, assim como equipes do Programa de Silêncio Urbano (PSIU).

Na madrugada entre sexta (6) e sábado (7), 70 profissionais atuaram na limpeza das ruas do bairro. Foram recolhidos 17 toneladas de lixo e utilizados 50 metros cúbicos de água de reúso e 80 litros de desinfetante para a limpeza das vias.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro