Malásia vai verificar na Austrália pistas sobre avião desaparecido há 12 dias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
20/03/2014 - 08h06m

Malásia vai verificar na Austrália pistas sobre avião desaparecido há 12 dias

Agência Brasil* 

Brasília - A Malásia destacou hoje (20) a necessidade de verificar pista anunciada pelas autoridades australianas, que informaram ter detectado, por imagens de satélite, dois objetos possivelmente relacionados com o avião desaparecido.

"Cada pista representa uma esperança", disse o ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein. "Temos sido bastante coerentes. Nós queremos verificar, queremos corroborar", declarou.

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, disse, no Parlamento, que dois objetos "possivelmente ligados" ao voo MH370, desaparecido há 12 dias, foram detectados por satélites. "Depois da análise dessas imagens de satélite, dois objetos possivelmente relacionados com as buscas foram identificados", acrescentou Abbott. Hishammuddin disse que Abbott ligou para o primeiro-ministro malai, Najib Razak.

Em relação às buscas, já foram seguidas outras pistas que se mostraram falsas, incluindo imagens de satélites chineses que seriam de destroços. Hishammuddin alertou que pode levar algum tempo para que a descoberta australiana possa ser verificada. "Aviões e navios vão para o local. Vocês sabem como é grande a área em questão".

Mais de 25 países participam das operações de busca ao avião desaparecido: desde o Norte da Tailândia até a Ásia Central, no corredor norte, e da Indonésia ao Sul do Oceano Índico, no corredor sul.

A Austrália conduz as investigações, com a Indonésia, no corredor sul, que passa a algumas centenas de quilômetros de sua Costa Ocidental.

O voo MH370 da Malaysia Airlines partiu de Kuala Lumpur na madrugada de 8 de março e tinha chegada prevista em Pequim seis horas depois, mas desapareceu dos radares 40 minutos após a decolagem.

Do total de 239 pessoas que seguiam a bordo, cerca de dois terços (153) são chineses.

*Com informações da Agência Lusa

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro