Mali: presidente deposto renuncia oficialmente - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
08/04/2012 - 17h11m

Mali: presidente deposto renuncia oficialmente

Agence France Press 
©AFP / Miguel Medina
O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré (foto arquivo)
O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré (foto arquivo)

BAMACO (AFP) - O presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, deposto por um golpe de Estado no dia 22 de março, renunciou oficialmente, anunciou neste domingo o mediador para a crise e chanceler de Burkina Fasso, Djibrill Bassolé, após se reunir com o dirigente em Bamaco.

A renúncia abre caminho para a saída da Junta Militar golpista, com base no acordo firmado na sexta-feira com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

"Em virtude do acordo, acabamos de receber a carta de renúncia do presidente", declarou a imprensa Bassolé. "Vamos pedir às autoridades competentes para que declare a vacância presidencial e adote as medidas apropriadas".

"O trabalho continua, minha missão segue", disse Bassolé, sem precisar um calendário.

Bassolé se reuniu com Touré na casa de um parente do presidente deposto no oeste de Bamaco, vigiada por militares.

O chefe da Junta Militar, capitão Amadou Sanogo, estava na tarde deste domingo no hotel de Bamaco onde se hospeda Bassolé e o presidente da Assembleia Nacional, Dioncounda Traoré, que segundo o acordo presidirá um período de transição até a realização de eleições presidenciais e legislativas, em data ainda não prevista.

O acordo estipula que Traoré terá "a missão de organizar eleições presidenciais no prazo constitucional de 40 dias", mas admite "circunstâncias excepcionais" e considera "indispensável uma transição política" até a votação.

Dioncounda Traoré também foi encarregado de designar um primeiro-ministro e um gabinete de transição, além de promulgar uma lei de anistia para todos os golpistas.

O principal desafio das novas autoridades será pacificar o norte do país, controlado há uma semana por rebeldes tuaregues, grupos islâmicos armados e diversas facções criminosas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro