Manifestantes protestam em frente ao Ministério da Fazenda contra terceirização - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
16/04/2015 - 13h34m

Manifestantes protestam em frente ao Ministério da Fazenda contra terceirização

Agência Brasil/Daniel Lima 

Brasília - Manifestantes da União Nacional pela Moradia Popular estão em frente ao Ministério da Fazenda onde pedem o imediato lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida 3. Eles protestam ainda contra o ajuste fiscal e o Projeto de Lei 4.330/2004, que prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que seria afetado.

Os manifestantes promovem protestos pelo Brasil com o apoio da Central dos Movimentos Populares (CMP), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), do Movimento de Luta dos Bairros e Favelas (MLB) e da União Nacional por Moradia Popular (UNMP).

Em Brasília, eles querem ser recebidos pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. O ministro, no entanto, encontra-se em Washington (EUA) onde participa do Encontro de Primavera, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Além do lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida 3, estão na pauta dos movimentos a contratação imediata dos projetos e a alocação de recursos para 300 mil moradias no Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. Os manifestantes pedem que não seja feito nenhum corte nos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo recursos para o transporte público, saneamento básico e urbanização de favelas.

Outras reivindicações são em defesa da função social da propriedade, terra urbanizada e bem localizada para moradia e contra os despejos e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Eles defendem a não privatização de empresas e bancos públicos e pedem mais direitos sociais, além da reforma política. “Contra o golpe, em defesa da democracia, por mais direitos sociais e pela reforma política”, tem repetido Evaniza Rodrigues, uma das lideranças do movimento.

Um pequeno tumulto começou pouca antes das 13 horas, após a Polícia Militar (PM) tentar dispersar com gás lacrimogêneo as pessoas que tentaram invadir a entrada de serviço do Ministério da Fazenda. Os policiais calcularam entre 600 e 800 manifestantes presentes. Já Evaniza Rodrigues informou que 2 mil pessoas vieram ao Distrito Federal, mas não soube precisar quantas estavam em frente ao ministério. Pelo menos uma pessoa foi atendida no serviço médico. Seguranças do prédio disseram que uma vidraça foi quebrada na tentativa de invasão.

O secretário-geral da Conam, Fernando Pigatto, contestou as informões da Polícia Militar. Ele disse que os manifestantes não tentaram invadir o prédio e, além de gás lacrimogêneo, os policiais lançaram gás de pimenta contra as pessoas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro