Manifestantes são retirados da Assembleia do Rio e seguem para área da Cinelândia - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
08/08/2013 - 21h45m

Manifestantes são retirados da Assembleia do Rio e seguem para área da Cinelândia

Agência Brasil/Akemi Nitahara 

Rio de Janeiro - Os manifestantes que ocupavam o plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) foram retirados.

De acordo com o deputado Marcelo Freixo (PSOL), os seguranças usaram de força excessiva. O deputado relatou que os parlamentares estavam em sessão de votação e um grupo de manifestantes acompanhava da galeria. Ao fim da sessão, um grupo com 20 pessoas anunciou que ficaria no plenário até o protesto chegar à Alerj.

"Desde o começo, eles informaram que não quebrariam nada na Alerj, como de fato não quebraram. Eles estavam ali em um ato político, em uma casa política, e, no meu entendimento, a resposta deveria ser política", disse. "Eu estava junto, com o deputado Wagner Montes (PSD), e a retirada de uma pessoa não necessita de soco, pontapé, cassetete, spray de pimenta, empurrão na escada, e tudo isso foi usado, na nossa frente. Eu acho absolutamente desnecessário", acrescentou o deputado.

O presidente da assembleia, deputado Paulo Melo (PMDB), informou, por meio da assessoria de comunicação da Casa, que partiu dele a ordem para desocupação das galerias por cerca de 20 manifestantes, no início da noite. Segundo a assessoria, a ordem de desocupação foi determinada após mais de 40 minutos de tentativas de negociação, que não tiveram resultado.

Diante da resistência dos manifestantes, a segurança da Alerj entrou em ação, imobilizando alguns ativistas, que se recusavam a deixar o prédio, de acordo com a assessoria. Um dos seguranças acionou um spray de pimenta, mas segundo a assessoria da Alerj, foi um fato isolado.

Desde o final da tarde, trabalhadores, estudantes, membros de partidos políticos e movimentos populares protestam contra políticas do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Policiais revistaram alguns manifestantes durante o ato em frente à Alerj, que terminou sem grandes tumultos. Os manifestantes seguem para a Cinelândia.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro