Maratonas aquáticas agitam Copacabana neste fim de semana - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
21/08/2015 - 12h14m

Maratonas aquáticas agitam Copacabana neste fim de semana

Agência Hoje* 
Rio 2016/Alex Ferro
Maratonas aquáticas agitam Copacabana neste fim de semana
Maratonas aquáticas agitam Copacabana neste fim de semana

Rio de Janeiro – Neste final de semana, atletas das maratonas aquáticas poderão conhecer melhor o percurso de 10 km do esporte para as Olimpíadas Rio 2016. Será realizado, no Forte de Copacabana, o Aquece Rio Evento Internacional de Maratona Aquática, o único evento-teste deste esporte para os jogos.

Colaboradores de 33 áreas diferentes de atuação do Comitê estarão em ação no Aquece Rio. Três delas terão neste evento-teste atuação muito próximo à que será aplicada nos jogos: as equipes de resultados de competição, de organização das competições esportivas e de acessibilidade e sustentabilidade.

"Este evento-teste é igualmente importante para os atletas e para o Comitê Organizador. Para os nadadores é uma oportunidade de familiarização com o percurso. Para o Comitê, será um teste para várias operações, como segurança, comunicação, área de competição. E tudo isso numa prova que acontece totalmente dentro do mar, o que é um diferencial do nosso esporte.", disse Christiane Fanzeres, líder de competição de maratonas aquáticas do Comitê Rio 2016.

Os atletas não vão perder a oportunidade: alguns dos melhores do mundo no esporte estarão em ação nas águas de Copacabana neste fim de semana. Serão 50 inscritos no total, 25 na prova masculina do sábado (22) e 25 mulheres competindo no domingo (23).

A largada é será às 9h da manhã, com a previsão de chegada às 11h. Entre os destaques da competição estão quatro brasileiros: Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo, que conquistaram a vaga Olímpica para os Jogos Rio 2016 no Mundial de Kazan, em julho, além de Diogo Villarinho, que não conquistou a vaga, mas também defendeu o Brasil no Mundial.

O holandês Ferry Weertman, prata em Kazan, o britânico Jack Russel e o italiano Simone Ruffini, todos com vaga Olímpica assegurada, são destaques estrangeiros inscritos para a prova. Entre as mulheres, também são três as atletas de outros países classificadas para os Jogos Rio 2016: a francesa Aurélie Muller, a italiana Rachele Bruni, e a alemã Isabelle Harle.

No evento-teste, os atletas nadarão um circuito que consiste em um reta e, depois, três voltas por um percurso de cinco boias. A largada será realizada de uma plataforma sobre a água, sustentada por uma balsa, a cerca de 100m da areia do Posto 6 da Praia de Copacabana, na altura da Avenida Rainha Elisabeth.

A boia mais longe da largada, no ponto mais distante do percurso, está posicionada na altura da Rua Constante Ramos. Assim como na natação em piscina, a chegada acontece na batida de mão, e o pórtico (painel) de batida estará próximo à plataforma de largada. O percurso também será um dos grandes testes do Aquece Rio: a expectativa é que a Fina (Federação Internacional de Natação) dê a sua aprovação para que o mesmo circuito seja utilizado nos Jogos Olímpicos. Depois das competições de ciclismo de estrada, e de triatlo e paratriatlo, este será o terceiro evento-teste com sede no Forte de Copacabana.

"A operação para as competições evolui a cada evento-teste. São desafios diferentes para cada competição, tivemos que nos adaptar para todos eles, mas até agora tudo correu muito bem. Depois dos primeiros eventos que aconteceram também em terra, inclusive com alterações no fluxo de trânsito da cidade, agora o nosso desafio é fazer a adaptação para um evento que acontece 100% dentro do mar", afirmou Bernardo Villano, gerente de Gestão de Instalações do Rio 2016.

Este será o último dos seis eventos-teste para os Jogos Rio 2016 realizados no mês de agosto, depois do triatlo e paratriatlo, no Forte de Copacabana; do remo, no Estádio da Lagoa; do hipismo, em Deodoro; da vela, na Marina da Glória; e do ciclismo de estrada, que teve a largada no Forte de Copacabana. A primeira Regata Internacional de Vela, realizada em agosto de 2014, e a Liga Mundial de Voleibol, em julho deste ano, fecham a lista de oito eventos-teste realizados até aqui.

Depois das maratonas aquáticas, o próximo evento-teste no calendário é o do vôlei de praia, entre os dias 1º e 6 de setembro, também em Copacabana.

*Com informações Rio 2016

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro