Marca Seat do grupo Volkswagen também falsificou emissões de gases poluentes - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
24/09/2015 - 09h23m

Marca Seat do grupo Volkswagen também falsificou emissões de gases poluentes

Agência Lusa 

Madrid - A Seat, marca espanhola do grupo alemão Volkswagen, instalou o software que falseia as emissões de gases poluentes em mais de meio milhão de carros, noticiou hoje o jornal El País.

A Volkswagen enfrenta uma investigação criminal nos Estados Unidos e ações legais em todo o mundo, depois de admitir que colocou em 11 milhões de veículos a diesel um software capaz de enganar os testes de poluição efetuados pelas autoridades.

"A filial espanhola do grupo alemão instalou, em mais de meio milhão de carros a diesel, o sistema que adultera as emissões dos seus veículos desde 2009", escreveu o El Pais, citando fontes não identificadas com vínculo à empresa. Os dados revelam que o grupo Volkswagen também vendeu na Europa carros equipados com motores a diesel e com o software malicioso.

Os motores a diesel utilizados pela Seat são, em teoria, os mesmos utilizados pela Volkswagen e Audi nos Estados Unidos, segundo o jornal. O El Pais informa ainda que a fábrica da Seat em Martorell, perto de Barcelona, teria instalado o software em veículos que estão à venda este ano.

Um porta-voz da Seat confirmou que alguns veículos foram equipados com o equipamento, mas não disse quantas unidades. A Seat vendeu 378.586 veículos no ano passado e cerca de dois milhões de veículos ao longo dos últimos seis anos, incluindo motores a gasolina e a diesel, de acordo com o El Pais.

A empresa tem fábricas na Catalunha, no Nordeste da Espanha, e em Navarra, no Norte.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro