Marcha das Vadias protesta hoje contra toda forma de violência e abuso sexual - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
26/05/2012 - 13h01m

Marcha das Vadias protesta hoje contra toda forma de violência e abuso sexual

Agência Brasil/Alana Gandra 

Rio de Janeiro - A Marcha das Vadias ganhou este ano caráter nacional e ocorrerá simultaneamente hoje (26) em mais de 20 cidades do Brasil e do mundo, incluindo Toronto, no Canadá. Entre as cidades brasileiras que devem realizar o protesto, previsto para começar às 13 horas, estão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), São Paulo (SP), São Carlos (SP) e Sorocaba (SP).

Os organizadores da marcha no Rio de Janeiro esperam superar o número de mil participantes, registrado no ano passado. A informação foi dada à Agência Brasil por Daniela Montper, uma das organizadoras do evento.

A Marcha das Vadias objetiva chamar a atenção da sociedade de que a culpa da violência e do abuso sexual não é da vítima. “É do abusador e do estuprador”, salientou Daniela. “Quando a sociedade fica julgando a vítima, procurando algum motivo para dizer que ela mereceu (a violência), está tirando a culpa do estuprador, do abusador, e jogando em cima da vítima”, acrescentou.

A primeira Marcha das Vadias ocorreu em Toronto, no Canadá, no ano passado, organizada por estudantes da universidade local, a partir da declaração de um policial que afirmou, em palestra no local, que o fato de as mulheres se vestirem como “vadias” poderia estimular o estupro.

Daniela Montper salientou que o evento vai levantar outras bandeiras. Um desses temas é a suspensão da Medida Provisória 557, de dezembro do ano passado, que instituiu o Sistema Nacional de Cadastro, Vigilância e Acompanhamento da Gestante e Puérpera (mulher que deu à luz recentemente) para Prevenção da Mortalidade Materna, no âmbito do SUS.

As organizadoras da Marcha das Vadias consideram que a MP 557 “é discriminatória e ofensiva e tem caráter de criminalizar as mulheres que optarem por não continuar com a gestação, além de controlar essas mulheres”.

Como a marcha possui um público grande de profissionais do sexo, Daniela informou que o evento vai defender também a regulamentação da profissão.

“Ela tem CBO [Classificação Brasileira de Ocupações, na qual a atividade tem o número 5.198-05), é considerada uma ocupação, mas ela não é legalizada. Não consta nenhuma regulamentação para proteger as profissionais do sexo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Então, elas ficam à mercê de vários tipos de violência e são marginalizadas pela sociedade”.

A marcha defende ainda o combate a toda forma de violência e abuso sexual contra meninas e mulheres, e prega a diversidade sexual. “Nenhuma pessoa deve ser discriminada por sua orientação ou identidade sexual”, reforçou. Outra bandeira dos participantes é a descriminalização do aborto.

A Marcha das Vadias conta com apoio de várias entidades feministas, como a Associação de Mulheres Brasileiras (AMB). Daniela destacou que o movimento tem ainda a participação de representantes do sexo masculino que apoiam a causa. “São pessoas de várias idades e todos os gêneros. É uma marcha bem plural”.

Está prevista a realização de um protesto em frente à 12ª Delegacia de Polícia, em Copacabana, em alusão ao policial canadense que deu origem ao movimento. Manifestações culturais na Praça do Lido encerrarão a marcha no Rio.

 

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro