Marginal Tietê recebe primeiro pôlder para conter enchentes na Vila Maria - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
09/03/2014 - 06h26m

Marginal Tietê recebe primeiro pôlder para conter enchentes na Vila Maria

Agência Hoje 
Diogo Moreira
Primeiro pôlder da Marginal Tietê entra em funcionamento na Vila Maria, zona norte de São Paulo
Primeiro pôlder da Marginal Tietê entra em funcionamento na Vila Maria, zona norte de São Paulo

São Paulo (Agência Hoje) - O primeiro pôlder de um total de seis que serão implantados na Marginal Tietê foi colocado em funcionamento esta semana na margem direita, na altura da ponte da Vila Maria, em São Paulo. O objetivo é conter as enchentes do rio Tietê, evitar transtornos para os motoristas e reduzir prejuízos do comércio e indústria.

A obra foi realizada pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e faz parte de um sistema de microdrenagem que capta o excesso de água do rio Tietê e redireciona para um reservatório com capacidade para 2.700 metros cúbicos, o equivalente a dois milhões e 700 mil litros de água.

O governador Geraldo Alckmin classificou o pôlder como "uma obra importantíssima para São Paulo". Alckmin explicou o funcionamento do sistema. "Ele [o pôlder] capta água da marginal por um sistema de microdrenagem e joga dentro do reservatório que tem 2.700 m³."

O pôlder é composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, os diques fazem o trabalho de isolamento das águas, que são coletadas em um pequeno reservatório. A água é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão. "Isso faz com que a marginal não fique alagada", disse Alckmin.

Este é o primeiro de um conjunto de pôlderes que vêm sendo implantados na Marginal Tietê, junto às pontes da Vila Maria, na margem esquerda (50% executado), Aricanduva, na margem direita (82% executado e esquerda 40% executado), Vila Guilherme, na margem esquerda (50% executado) e Limão, na margem direita, cujo muro já está concluído e aguarda a liberação ambiental para retirada de árvores para construção do reservatório.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 61,6 milhões em todo o sistema, que deverá aumentar em 20% a vazão máxima do rio Tietê, sem risco de extravasamento, ampliando em 200 m³ por segundo na região do Cebolão.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro