Marina Silva é substituta natural de Eduardo Campos na eleição para presidente da República - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
13/08/2014 - 13h34m

Marina Silva é substituta natural de Eduardo Campos na eleição para presidente da República

Agência Hoje 

São Paulo (Agência Hoje) - A ex-senadora Marina Silva poderá ser a candidata do PSB ao cargo de presidente da República, em substituição a Eduardo Campos, que morreu na manhã desta quarta-feira, 13, em acidente aéreo no litoral de São Paulo. O Tribunal Regional Eleitoral estabelece prazo de 10 dias para o partido indicar o substituto.

De acordo com o parágrafo terceiro do artigo 11 da Lei 7.773, de 8 de junho de 1989, que dispõe sobre a eleição para Presidente e Vice-Presidente da República, em casos de morte o partido ou coligação tem prazo legal para apresentar um novo nome, sendo o do vice como o mais provável.

Veja a íntegra do Artigo 11, parágrafo 3º da Lei 7.773:

§ 3º. Em casos de morte, renúncia ou indeferimento de registro de candidato, o Partido ou Coligação deverá providenciar a sua substituição no prazo de até 10 (dez) dias, por decisão da maioria absoluta do órgão executivo de direção nacional do Partido a que pertenceu o substituído.

O parágrafo 4º do Artigo 11 também indica os procedimentos que devem ser adotados:

§ 4º. Se o Partido ou Colegiado, no prazo do parágrafo anterior, não fizer a substituição de candidato a Vice-Presidente, o candidato a Presidente poderá fazê-lo em 48 (quarenta e oito) horas, indicando membro filiado, no prazo legal, ao mesmo Partido Político do substituído.

Emocionada ao saber da notícia da morte de Eduardo Campos, a candidata a vice-presidente na chapa do PSB, Marina Silva, ficou em estado de choque. Amigos da Rede disseram que ela não vai falar sobre o assunto. Com lágrimas nos olhos, ela fez apenas um sinal para correligionários, fotógrafos e repórteres que estavam nas proximidades.

Marina desistiu de embarcar no mesmo avião de Eduardo Campos poucos minutos antes da decolagem. Na última hora, ela optou por seguir para São Paulo, em voo de carreira, junto com seus assessores e encontrar o candidato a presidente no final da tarde, em Santos. Ao saber da notícia entrou em choque e precisou ser amparada para não cair.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro